Jovens participam de caminhada ecológica no Parque do Utinga

Uma  caminhada  ecológica  realizada  por  crianças  e  adolescentes, entre  8  e  18  anos, no  Parque  Estadual  do  Utinga  (Peut), no  dia 05 de abril, esteve concentrada  nas  questões  ambientais  enfrentadas  na  região  metropolitana de Belém, principalmente, relacionadas à água. Este foi o principal  objetivo  da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e da Fundação Pro Paz, que estabeleceram um acordo de cooperação para trabalhar com a infância e a adolescência, enfocando o tema “Água: fonte de saúde e vida no dia a dia da comunidade”.

O projeto, que funciona como complementação escolar, mas também atende quem não está regularmente matriculado nas escolas, pretende diminuir índices de violência  com  estímulos  à  cultura de paz, por meio de atividades preventivas a crianças e adolescentes que vivem em áreas de risco, promovendo a inclusão, interação e integração na vida comunitária.

Lucivaldo Pontes, técnico  da  Coordenadoria  de  Educação  Ambiental, da  Semas, disse que esse público em vulnerabilidade social está sendo atendido, por exemplo, com  o  desenvolvimento  do  curso  de  Agentes  Ambientais  Juvenis comunitários, em atividades teóricas e práticas: oficinas voltadas à serigrafia, à produção de brinquedos ecológicos, palestras de boas práticas para conservação do meio ambiente e caminhadas ecológicas. “A Semas entra com a educação ambiental para os garotos e outras secretarias também estão unidas ao Pro Paz para atender esse público alvo”, afirma.

Uma série de ações que envolvam atividades de esporte e lazer, arte e cultura e a sustentabilidade, preservação  e  conservação do meio ambiente, está sendo direcionada a esse público que já participa e é inserido em ações do Pro Paz. A programação indica que, inicialmente, a Semas irá atender dois polos de Belém, até  final  de  maio – no  bairro  do  Guamá, na  Universidade  Federal  do Estado do Pará (UFPA) e no bairro da Terra Firme, na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Cada polo conta com cerca de 30 alunos.

Depois  de  apresentação  de  vídeo  educativo  e  distribuição  de  lanches  aos  participantes, a  equipe  presente  no  Parque  do Utinga, composta também pela assistente  social  Endira  Vidal,  pela  pedagoga  Izabele  Carvalho,  ambas  da  Semas,  e  pela  técnica  do  Instituto  de  Desenvolvimento  Florestal  e  da Biodiversidade ( Ideflor-Bio )  Bianca  Cardoso, informou que houve ainda oficina  de  atendimento à saúde nas comunidades do entorno da UFPA e que no dia 07/04 acontecerá uma caminhada ecológica no Peut, oficina de prevenção à saúde serão realizadas com integrantes das comunidades do entorno da Ufra.

A  ação é  resultado  de  reunião  do  Conselho  Mundial  da  Água  com  o  governo  do  Pará e acordo firmado entre o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt e o secretário de Meio Ambiente, Luiz Fernandes. Além  disso, a  temática  foi  eleita  para  debater  as ações empreendidas no Plano de Educação Ambiental apresentado pela Semas para este ano de 2016 e servirão  como  preparatórias para o 8º Fórum Mundial da Água, previsto para ocorrer em 2018 em Brasília.

Texto e fotos: Nayana Gaby – Ascom Semas
Logo Semas