APA Algodoal participa de programação da Semana Mundial do Meio Ambiente

A Gerência da Região Administrativa do Nordeste Paraense (GRNE), do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), participou este mês da programação alusiva à semana Mundial do Meio Ambiente na Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal-Maiandeua.

Na ocasião foi realizada uma passeata de orientação organizada pela Escola Maria de Lourdes Ferreira, na Vila de Algodoal, que contou com a participação de alunos e moradores da área, que percorreram as principais ruas a fim de chamar atenção para a conscientização e preservação ambiental da Unidade de Conservação.

Houve ainda um mutirão de educação ambiental com palestras sobre a Unidade de Conservação e a coleta simbólica de resíduos sólidos, que foi organizado pela equipe da GRNE e direcionado aos alunos e docentes da Escola Papa Paulo VI, localizado na comunidade de Fortalezinha. A atividade possibilitou a percepção da responsabilidade dos participantes e a importância de se tornar um agente de mudanças, apoiando assim formas de desenvolvimento justo e sustentável.

De acordo com a Gerente da Região, Tanice Aguiar, participar e promover ações de educação ambiental com as escolas da APA Algodoal é muito importante e o trabalho com parcerias vem crescendo a cada dia. “Essas atividades contribuem para despertar tanto nas crianças quanto nos adultos uma preocupação maior com o meio ambiente, favorecendo a construção de cidadãos mais comprometidos com a preservação e a conservação do lugar onde residem.”, contou.

A Ilha de Algodoal-Maiandeua é uma Área de Proteção Ambiental, localizada no município de Maracanã, no estado do Pará, que consiste em uma Unidade de Conservação (UC) de Uso Sustentável. O potencial para um turismo baseado em atrativos naturais na APA é bastante considerável, isto em função da diversidade do ecossistema e da grande beleza cênica existente no local. Destacam-se as praias, as dunas, os manguezais, falésias, e inúmeras trilhas que interligam as quatro vilas que compõem a Unidade.


Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio

Comentários estão desabilitados.