Ideflor-Bio abre licitação para elaboração de plano de gestão do Revis Metrópole da Amazônia

Foi publicado nesta terça-feira, 14, no Diário Oficial do Estado do Pará, nº. 33.147 o Aviso de Licitação para a elaboração do Plano de Gestão (Manejo) do Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Metrópole da Amazônia, cuja gestão compete à Diretoria de Gestão e Monitoramento das Unidades de Conservação do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (DGMUC/Ideflor-Bio).

Esta licitação abrange não apenas a formulação do Plano de Gestão – documento imprescindível à administração da UC – como também objetiva a elaboração do Resumo Executivo deste Plano e, ainda, da Cartilha Oficial  do Revis Metrópole, para ações de conhecimento e conscientização local acerca do patrimônio histórico e ambiental protegido por esta UC.

O plano de manejo é um documento consistente, elaborado a partir de diversos estudos, incluindo diagnósticos do meio físico, biológico e social. Ele estabelece as normas, restrições para o uso, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais da UC, seu entorno e, quando for o caso, os corredores ecológicos a ela associados, podendo também incluir a implantação de estruturas físicas dentro da UC, visando minimizar os impactos negativos sobre a UC, garantir a manutenção dos processos ecológicos e prevenir a simplificação dos sistemas naturais.

O plano também inclui medidas para promover a integração da UC à vida econômica e social das comunidades vizinhas, o que é essencial para que a implementação da UC seja mais eficiente. É também neste documento que as regras para visitação da são elaboradas.

O Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia foi criado através do Decreto nº. 2.211 de 30/03/2010 e está localizado na Região Metropolitana de Belém (RMB). Sua área de 6.367.27 hectares –que era propriedade particular da antiga Fábrica Pirelli – abrange 6,3% da área total de quatro municípios: Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Isabel do Pará. O Revis fica a 23 Km do município de Belém, com acesso realizado por via terrestre através do Km 14 da Rodovia Federal BR-316, seguindo por mais 4 Km pela chamada “Estrada da Pirelli”.

A abertura será no site www.comprasnet.gov.br, às 9h do dia 24/06.

 

Mais detalhes da licitação:
 Diário Oficial Nº 33.147 – pág.28

Edital de Licitação:
  Edital 012-2016 (REVIS Metropole)


Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio

Comentários estão desabilitados.