8° Regata de Verão é realizada na Ilha de Algodoal

Foi realizado no último dia 27, na Ilha de Algodoal, a 8ª Regata de Verão, evento promovido pela Cooperativa de Lancheiros de Maiandeua e Marudá (CLIMAM), com o apoio da Prefeitura Municipal de Maracanã. A largada deu-se na vila de Prainha, em Marapanim, e a chegada na ponta de praia do Mamede, na vila de Algodoal, município de Maracanã. Os competidores participantes eram oriundos de outros municípios do estado, como Salinas e Marapanim.

A programação objetivou estimular o turismo e a conscientização da população local, a fim de preservar o transporte aquático à vela na região e a competitividade nos esportes náuticos tradicionais da zona costeira do nordeste paraense.

Uma equipe do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio) esteve presente na programação, acompanhada de membros Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), colocando em prática o “Projeto Lazer Consciente 2016”, realizando um trabalho de sensibilização com os visitantes, moradores e competidores, orientando sobre as temáticas ambientais e sobre a coleta seletiva dos resíduos gerados pelo aumento do fluxo de pessoas na ilha durante o período de férias.

Segundo a Técnica em Gestão Ambiental do Ideflor-bio, Ellen Thaís Azevedo, a regata já ocorria tradicionalmente na região e há 8 anos se consolidou no calendário de eventos do munícipio. “O evento é de grande importância para a preservação da prática tradicional de esportes náuticos, além de diversificar os atrativos da APA de Algodoal-Maiandeua.”, disse.

A APA Algodoal fica localizada no município de Maracanã, e consiste em uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável. O potencial para um turismo baseado em atrativos naturais na APA é bastante considerável, em função da diversidade do ecossistema e da grande beleza cênica existente no local. Destacam-se as praias, as dunas, os manguezais, falésias, e inúmeras trilhas que interligam as quatro vilas que compõem a Unidade.

✎Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio

GALERIA DE FOTOS:
LazerConsciente01

Comentario(1)

1. Amanda Pereira diz

Parabenizo todos os brincantes que ali se fizeram presentes.
    Faço parte da Família Turista (canoa de categoria vela grande).
    É nosso segundo ano como participantes desse evento. A família Turista esta grata por fazer parte de grande evento.

Comentários estão desabilitados para este artigo.