Alunos de Engenharia Florestal fazem visita técnica ao REVIS Metrópole da Amazônia

Acadêmicos do 7º semestre do curso de Engenharia Florestal, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), realizaram nesta terça-feira, 16, uma visita técnica ao Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) Metrópole da Amazônia. A atividade aconteceu em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio).

Acompanhados pelo Botânico Carlos Boelter, do Instituto, os alunos caminharam por trilhas e receberam orientações educativas de boas práticas ambientais, além de formas, métodos e maneiras de gerenciar as atividades dentro de uma Unidade de Conservação. A atividade promoveu também um aprendizado mais efetivo na observação das inúmeras variáveis que influenciam a visão do homem em relação ao meio ambiente.

Segundo a professora Selma Ohashi, docente da disciplina “Manejo de Áreas Florestais”, da Ufra, esse tipo de atividade faz toda a diferença na formação profissional dos acadêmicos, contribuindo na troca de experiências práticas já vivenciadas pelos profissionais que estão atuando. “Por meio das visitas técnicas, os alunos conseguem visualizar as competências teóricas lecionadas em sala de aula, refletindo no equilíbrio entre as ferramentas do manejo de áreas florestais e práticas de educação ambiental, junto às práticas de gestão de unidade de conservação.”, disse.

O REVIS é de gestão do Ideflor-bio e tem como principal objetivo proteger ambientes naturais para que sejam asseguradas condições de existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora e da fauna residente ou migratória, contribuindo para a manutenção dos serviços ambientais, bem como garantir os processos ecológicos naturais, além de conservar parte dos 31% restantes de florestas primárias da Região Metropolitana de Belém, confirmando seu grande destaque para conservação ambiental no Estado.

✎Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio

GALERIA DE FOTOS: