Competição de mountain bike reúne ciclistas no REVIS

As trilhas do Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) Metrópole da Amazônia foram palco da prova de Mountain Bike “Desafio Extreme Sports – XCO de Resistência”, realizada neste fim de semana, que contou com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bIo), gestor da Unidade de Conservação.

O evento, realizado no último dia 28, foi disputado em circuito fechado e livre de trânsito de veículos, onde 99 ciclistas competiram individualmente em terreno aberto e se dividiram entre 5 categorias denominadas de Elite Extreme (Masculino – 17 a 34 anos), Master Extreme (Masculino – 35 a 44 anos), Sênior Extreme (Masculino – 45 anos em diante), Masculino Sport (17 anos em diante) e Feminino Sport (17 anos em diante).

Para a realização do evento, os organizadores montaram uma verdadeira força-tarefa, prestando serviços básicos, como postos de hidratação, além de oferecer tratamento especial à segurança e atendimento médico de urgência e emergência, com equipes de apoio, mecânicos, ambulância e paramédicos, para qualquer eventualidade.

IMG-20160829-WA0000
O grupo Extreme Sports foi criado com o intuito de difundir a prática de esportes ao ar livre e esportes radicais no Estado do Pará, combinando também esportes de aventura como atrativo turístico. Ao final do evento, todos os inscritos receberam medalhas de participação e os 3 primeiros colocados de cada categoria levaram um troféu para casa.

O Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia está localizado na Região Metropolitana de Belém. Sua área de 6.367.27 hectares – que era propriedade particular da antiga Fábrica Pirelli – abrange 6,3% da área total de quatro municípios: Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Isabel do Pará. O REVIS fica a 23 Km do município de Belém, com acesso realizado por via terrestre através do Km 14 da Rodovia Federal BR-316, seguindo por mais 4 Km pela chamada “Estrada da Pirelli”.

✎Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio