Emater e Ideflor-bio entregam viveiro de mudas para Projetos de Assentamento em Marabá

Foi entregue na última semana um viveiro de mudas com capacidade para produzir 48 mil unidades, no município de Marabá. A iniciativa no Projeto de Assentamento (PA) Escada Alta é uma das etapas do Projeto de Implantação de Sistemas Agroflorestais (SAF’s) em execução por meio de Fomento Agroflorestal (PRÓ-SAF), fruto da parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER).

O Projeto de Implantação de Saf’s visa atender 18 hectares distribuídos em três Projetos de Assentamentos em Marabá: Escada Alta, 26 de Março e Lajedo II. A ação irá contribuir para a produção de frutas e espécies florestais, fortalecer a agricultura familiar e gerar emprego e renda no campo, em consonância com os objetivos propostos pelo Projeto Pró-Açaí.

Os três Saf’s implantados utilizam a mesma metodologia: formação inicial de grupos de interesse com seis participantes de cada comunidade, com dezoito beneficiários diretos. A previsão de recuperação é de 1 (um) hectare de área degradada por família. Serão utilizadas espécies frutíferas e florestais de reconhecido valor econômico e cultural na região, como açaí, cupuaçu, banana, castanha-do-pará e mogno. Ainda serão trabalhadas culturas anuais tradicionalmente cultivadas na agricultura familiar, como mandioca e milho.

A execução do projeto conta com a parceria da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) na gradação da área, transporte de equipamentos, sementes, adubos e fornecimento de mudas. A próxima etapa é a produção de mudas de forma coletiva no viveiro que está em fase de implantação.

✎Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio
Fonte/Foto: Ascom/Emater