Ideflor-bio instala 46 viveiros florestais em 26 municípios paraenses

No período de março a agosto deste ano, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio) instalou 46 estruturas de viveiros florestais, em ferro galvanizado, com todos os insumos e equipamentos, para 26 municípios do Estado do Pará.

O projeto, coordenado pela Diretoria de Desenvolvimento da Cadeia Florestal (DDF), do Instituto, é executado em parceria com as Prefeituras dos municípios beneficiados, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Os 46 viveiros montados totalizam uma capacidade de produção de 984.900 mudas, que fomentará o reflorestamento de 3.200 hectares, aproximadamente. Entre eles, 38 são comunitários e alguns já encontram-se, inclusive, em franco processo de produção de mudas.

As estruturas beneficiam comunidades agrícolas e assentamentos rurais, atendendo diretamente 600 agricultores familiares, contemplados com a implementação dos Projetos Estratégicos Tijolo Verde, Pará Florestal, Renascente e PROSAF, os quais visam a recuperação de áreas alteradas, a partir da implantação de Sistemas Agroflorestais – SAFs Comerciais, reincorporando as áreas em desuso ao processo produtivo e contribuindo com a diversidade alimentar, o aumento de renda dos agricultores e a diminuição do passivo ambiental.

Até o final deste ano, mais 22 estruturas ainda serão entregues e montadas, totalizando 68 viveiros instalados. Cada grupo de agricultores contemplados é responsável pela gestão dos viveiros e as mudas serão utilizadas tanto na recuperação de suas unidades produtivas quanto como mais uma alternativa de renda a partir da venda da produção excedente.

Os agricultores serão ainda beneficiados com atividades de cursos diversos, mutirões para produção de mudas, dias de campo, preparo de solo mecanizado e plantio das mudas, entre outras. A previsão é de que até janeiro de 2017, os projetos estejam devidamente implantados e com os Sistemas Agroflorestais devidamente plantados.

Os 26 municípios contemplados com os viveiros são Acará, Altamira, Anapu, Belém, Bragança, Brasil Novo, Bonito, Capanema, Dom Eliseu, Goianésia do Pará, Itupiranga, Marabá, Melgaço, Mosqueiro, Nova Ipixuna do Pará, Pacajá, Paragominas, Peixe Boi, Portel, Porto de Moz, São Geraldo do Araguaia, São Miguel do Guamá, Tomé-Açu, Tracuateua, Ulianópolis, Vitória do Xingu.

✎Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio

GALERIA DE FOTOS:

Viveiros (4) Viveiros (3)___ Equipe DDF 01__ Equipe DDF 02 O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), juntamente com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) realizou uma capacitação de montagem de viveiros e produção de mudas frutíferas e florestais, no município de Bragança. FOTO: IDEFLOR-BIO DATA: 07.03.2016 BRAGANÇA - PARÁ