Monitoramento participativo da pesca é realizado nas comunidades ribeirinhas

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (NEAm/Unifesspa), iniciou o monitoramento participativo da pesca nas comunidades ribeirinhas. O trabalho é realizado através do Projeto de Pesquisa e Extensão “Sustentabilidade dos Recursos Naturais: Monitoramento e Gestão Participativa de Ecossistemas Aquáticos em Comunidade ribeirinhas da bacia Araguaia/Tocantins” (PROPESCA), coordenado pela Faculdade de Educação do Campo (FECAMPO).

Nos dias 29 e 30 de outubro foi realizada a primeira “Oficina de Monitoramento Participativo da Pesca” nas Vilas Ilha de Campo e Santa Cruz dos Martírios, onde foi realizado o diagnóstico da pesca na região, além de orientação aos pescadores sobre o preenchimento das fichas de desembarque e entrega de kits de monitoramento (fichas de desembarque, lápis, borracha, apontador, fita métrica e balança de mão), para as famílias que participarão do projeto. Os materiais darão suporte para o registro da produção pesqueira por família.

“Esta ação nas vilas ribeirinhas da APA Araguaia faz parte de um projeto maior que envolve uma parceira entre o Ideflor-Bio e a Unifesspa, através de um Acordo de Cooperação Técnica que está sendo firmada entre as duas instituições.”, explicou o Gerente da Região Administrativa do Araguaia – GRA/Ideflor-bio, Ernildo Serafim.

O monitoramento participativo da pesca é o acompanhamento da captura do pescado por família para avaliar a produção pesqueira, através do registro diário da captura de pescado em família, por meio de entrevistas coletivas para diagnóstico da peca na região e através do mapeamento dos territórios de pesca.

O PROPESCA está em execução desde 2015 e ainda conta com parceria da Universidade Federal do Oeste do Pará e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além da formação comunitária favorecida pelas ações do projeto, há também a participação de bolsistas.

✎Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio


GALERIA DE FOTOS:
02 03 04
05 06 01

 

Comentários estão desabilitados.