Mosqueiro recebe viveiro com capacidade para produção de 60 mil mudas

A montagem da irrigação de um viveiro, com capacidade estimada para 60 mil mudas, foi finalizada este mês, no Projeto de Assentamento (PA) Paulo Fonteles, no distrito do Mosqueiro. O trabalho foi realizado pela Diretoria de Desenvolvimento da Cadeia Florestal (DDF), do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio).

No momento, o viveiro, considerado um dos maiores construídos pelo Instituto, conta com cerca de 25 mil mudas produzidas pelos assentados. Açaí, maracujá, cupuaçu, pupunha e maranhoto, são algumas das espécies já produzidas pela comunidade, com o apoio do gerente do projeto, Antônio Campos, biólogo do Ideflor-bio.

Os viveiros florestais são os locais nos quais são produzidas mudas de plantas, e que reúnem todas as condições necessárias para o desenvolvimento delas. As plantas que ali estão em fase inicial de desenvolvimento, geralmente são de espécies nativas da região onde se encontra instalado o viveiro, e o destino destas plantas em grande parte são para o reflorestamento – para recomposição da mata ciliar, de áreas degradadas, entre outros.

Além da montagem do Viveiro, a DDF já realizou outras atividades no PA, como por exemplo, um curso prático de produção de mudas, ministrado em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), no mês de agosto.

A DDF coordena a execução de projetos de produção e de restauração florestal, com base em Sistemas Agroflorestais – SAFs comerciais, para fins de recuperação de áreas alteradas, promoção de incremento econômico, consolidação de práticas sustentáveis de uso e de aproveitamento dos recursos naturais, contribuindo com a redução da pressão do desmatamento sobre as áreas de floresta e com a redução do passivo ambiental em áreas de agricultores familiares.

O Projeto de Assentamento Paulo Fonteles está situado na estrada da Baia do Sol, há cerca de 5 km da estrada do Carananduba e possui uma área total de 927,9399 hectares, sendo parte utilizada como reserva ambiental. No local, as famílias praticam a horticultura, a piscicultura, a criação de pequenos animais e a extração do látex da borracha para uso no artesanato e culturas de subsistência como a mandioca.

✎Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio

GALERIA DE FOTOS: