Estudantes participam de soltura de tartarugas no Tabuleiro do Embaubal

Estudantes de escolas locais, localizadas no Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Tabuleiro Do Embaubal, receberam, este mês, atividades de educação ambiental e participaram do processo de manejo de ninhos de tartarugas na área. O trabalho foi realizado pela Gerência da Região Administrativa do Xingu, do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (GRX/Ideflor-bio).

Além de participar de palestras, os estudantes estiveram nas praias do Juncal e Piteroçu, onde fizeram a retirada dos filhotes dos ninhos, a contagem e posteriormente a soltura dos filhotes de tartaruga, que eclodiram dos ovos. A ação é necessária para proteger os animais de fatores ambientais e predatórios, garantindo a sobrevivência de uma maior quantidade de indivíduos.

A atividade contou com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Semat), do município de Senador José Porfírio, Leme Engenharia (empresa responsável pelo monitoramento das tartarugas e outros organismos aquáticos no Revis) e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), que também esteve na Unidade de Conservação, realizando atividades de fiscalização e participaram de ações ambientais na área.

✎Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio

GALERIA DE FOTOS: