Ferramenta SISUC é pauta em reunião do Conselho Gestor de UCs da Calha Norte II e III

Foi realizada, nos dias 27 e 28 de abril, a Reunião Ordinária Integrada dos Conselhos Gestores da Estação Ecológica (ESEC) Grão-Pará das Florestas Estaduais de Faro e Trombetas, de gestão do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio).

O evento ocorreu no Ministério Público do Estado do Pará, no município de Santarém, e teve como pauta principal a implementação da ferramenta SISUC (Sistema de Indicadores Socioambientais para Unidades de Conservação), que é uma ferramenta pública, que pode ser utilizada por diversas organizações da sociedade. Ele auxilia a gestão das Unidades de Conservação (UC’s) , o planejamento estratégico do Mosaico de Áreas Protegidas da Calha Norte do Pará e permite realizar uma análise dos planos de ação preparados pelos Conselhos Gestores.

Durante os dois dias de reunião, foram realizadas oficinas com base no SISUC, onde foram aplicados questionários para a coleta de dados dos conselheiros das Unidades de Conservação em questão. As informações obtidas através desses dados contribuirão para fortalecer o trabalho dos conselhos gestores e da gestão participativa, além de de expandir o controle social das UC’s

✎Texto: Denise Silva / Ascom Ideflor-bio

GALERIA DE FOTOS: