Em Afuá, onça-parda é entregue voluntariamente à equipe do Ideflor-bio e do BPA

Um acontecimento curioso durante a Semana do Meio Ambiente no Marajó foi a entrega voluntária de uma suçuarana à equipe de técnicos do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio) e ao Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). O animal, um felino de porte médio, foi resgatado pelas instituições, de acordo com os procedimentos necessários para manter o bem estar do animal.

A suçuarana é um mamífero carnívoro de ampla distribuição na Amazônia, mas que tem encontrado algumas ameças à sua sobrevivência, como a destriuição de seus habitats causadas pelo avanço da agropecuária, malha viária, hidroelétricas e o desmatamento. O animal resgatado foi entregue ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Ibama de Macapá. O centro atende animais silvestres recebidos ou encontrados em ações fiscalizatórias, resgate ou entrega voluntária.

“Segundo o relato do morador que acionou a equipe, o felino, também conhecido como onça-parda, foi encontrado sem lesões, em frente a um estabelecimento comercial. O habitat desses animais é o Parque Charapucu, que tem uma grande riqueza e diversidade de flora e de fauna. Após ser tratado no CETAS, ele deve ser reintegrado ao meio ambiente”, explica Alzira Araújo, técnica do Ideflor-bio.

Texto: Dilermando Gadelha – Assessoria de Comunicação do Ideflor-bio