GRTUC apreende apetrechos de pesca irregulares no Mosaico Lago de Tucuruí

Em mais uma operação de fiscalização ambiental na área do Lago de Tucuruí, a Gerência da Região Administrativa do Mosaico Lago de Tucuruí (GRTUC), do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), apreendeu quase 21 mil metros de malhadeiras irregulares, além de amarradores, arpões e armas. A operação, denominada Limpa Lago 3, aconteceu entre os dias oito e 18 de maio.

As ações de fiscalização são feitas periódicamente na região do Mosaico Lago de Tucuruí. O objetivo é combater, de forma regular e eficaz, a utilização de apetrechos de pesca ilegais. “O que queremos é evitar a pesca predatório e garantir que os organismos aquáticos tenham boas condições de sobrevivência, principalmente em períodos como a reprodução e o crescimento. Assim, buscamos assegurar a renovação contínua dos estoques pesqueiros”, afirma Mariana Bogéa, gerente da GRTUC.

Para o Secretário de Meio Ambiente de Jacundá, João Victor Rios, as ações já apresentam resultados positivos. “Temos visto que essas ações impactam a qualidade do pescado e também que os pescadores estão colaborando de forma sistemática com as operações de fiscalização”, conta.

As ações de fiscalização fazem parte do Plano de Ordenamento da Pesca e Aquicultura implementado pela GRTUC na área do Mosaico Lago de Tucuruí. O plano visa à promoção da atividade pesqueira associada à sustentabilidade e abrange os municípios de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia, Jacundá, Nova Ipixuna, Itupiranga e Novo Repartimento.

A operação Limpa Lago 3 foi realizada pelo Ideflor-bio em parceria com as secretarias de Meio Ambiente de Goianésia, Jacundá e Novo Repartimento, com apoio da Policia Militar (CPR IV de Tucuruí). Todos aqueles, pescadores ou não, que quiserem colaborar com as ações de fiscalização ambiental na região podem utilizar o disque denúncia do município, no número (094) 99256 8586.

Texto: Dilermando Gadelha – Assessoria de Comunicação do Ideflor-bio

Comentários estão desabilitados.