I Seminário Paraense sobre Áreas de Proteção Ambiental com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o I Seminário Paraense sobre Áreas de Proteção Ambiental (APAs). O evento acontece no dia 23 de novembro, na sede do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio) e as inscrições são gratuitas. Os interessados devem enviar solicitação de inscrição com dados como nome, idade, formação e instituição à qual é ligado para o e-mail seminarioparaense2018@gmail.com.

A programação contará com três módulos cujos temas são, respectivamente, o papel das Áreas de Proteção Ambiental e os Desafios da Gestão; o Ordenamento Territorial; e a Fiscalização e Licenciamento em APAs. Cada módulo contará com a apresentação de pesquisas e experiências de gestão de gestores de Unidades de Conservação do Ideflor-bio, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), da organização The Natural Conservancy e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

As apresentações acontecerão durante toda a manhã e também pela tarde, até às 17h. Entre as diversas discussões em cada módulo estão a importância do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC); os desafios da gestão de APAs em áreas urbanas e rurais; a regularização fundiária e o monitoramento da áreas; as competências do licenciador e do fiscalizador e a visão dos produtores rurais sobre essas práticas.

“O objetivo do evento é nivelar informações entre os diversos órgãos da administração pública e representantes da sociedade civil sobre o objetivo central de criação das Áreas de Proteção Ambiental e as competências dos órgãos da administração pública direta e indireta das três esferas nessas áreas. Essa categoria de unidade de conservação apresenta condições que a diferencia das demais categorias de UC, como os Parques e as Reservas”, conta Maria Bentes, gerente as Região Administrativa do Xingu, do Ifeflor-bio, uma das instâncias organizadoras do Seminário.

O I Seminário Paraense sobre Áreas de Proteção Ambiental acontece no auditório da sede do Ideflor-bio, que fica no Parque Estadual do Utinga, à Avenida João Paulo II, em Belém. O credenciamento dos inscritos inicia às 8h30 e os módulos de discussão às 9h.

APAs no Pará – O Ideflor-bio é a instituição estadual que gerencia todas as Unidades de Conservação estaduais do Pará. São 27, ao todo, distribuídas pelos quatro cantos do estado. Dessas, oito são Áreas de Proteção Ambiental: Metropolitana de Belém e Ilha do Combu, localizadas na Grande Belém; Paytuna, na Calha Norte do Rio Amazonas; Triunfo do Xingu, Araguaia e Lago de Tucuruí, no Sudeste paraense; Algodoal-Maiandeua, no Nordeste do estado; e Marajó.

Em todas essas áreas, há a convivência entre a natureza e os diversos habitantes e um dos principais desafios de gestão é o desenvolvimento de estratégias de uso sustentável dos recursos naturais existentes.

Serviço:

I Seminário Paraense sobre Áreas de Proteção Ambiental

23 de novembro, na sede do Ideflor-bio

Inscrições pelo e-mail seminarioparaense2018@gmail.com

Confira aqui a programação completa.

Texto: Dilermando Gadelha – Assessoria de Comunicação do Ideflor-bio

Comentários(2)

  1. Silene Souza dos Santos diz

    Quero participar

  2. luana diz

    Boa tarde! vai ter certificado para as pessoas que participarem do I Seminário Paraense sobre Áreas de Proteção Ambiental ?

Comentários estão desabilitados para este artigo.