Ideflor-bio participa de encontro sobre Feiras de Agricultura Familiar na Grande Belém

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio) participou, nesta quarta-feira (19), do I Encontro Sobre Feiras de Agricultura Familiar da Região Metropolitana de Belém. Na ocasião, a engenheira agrônoma e coordenadora do projeto AgroVárzea, Laura Dias apresentou aos participantes a Feira do Agricultor que é realizada mensalmente no Ideflor-bio.

A Feira do Agricultor do Ideflor-bio é abastecida com diversos elementos orgânicos e livres de agroquímicos. São verduras, legumes, polpas de frutas, tucupí, galinha caipira, molhos e compotas, além de produtos com valor agregado, como bolos, doces e ecojoias.

Os produtos são cultivados pelos agricultores familiares que vivem no interior e nos entornos das Unidades de Conservação da Região Metropolitana de Belém – Parque Estadual do Utinga, Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia e Áreas de Proteção Ambiental Ilha do Combu e Metropolitana de Belém.

Considerando as peculiaridades dessas áreas, esses agricultores promovem sua subsistência com base em práticas sustentáveis de utilização e cultivo dos recursos naturais. Esses agricultores são atendidos pelo projeto AgroVárzea, o qual realiza capacitações e assistência técnica, a fim de garantir a diversificação na produção e a melhoria da qualidade de vida dos comunitários.

“Com a Feira do Agricultor, realizada mensalmente no Ideflor-bio, buscamos criar oportunidades de que eles façam negociações diretas com os consumidores finais de seus produtos, melhorando o lucro e fidelizando clientes. Essa é uma das maneiras de impulsionar o desenvolvimento tanto da produção quanto da qualidade de vida desses comunitários”, conta Laura Dias.

Além da participação do Ideflor-bio, o Encontro contou também com palestras e compartilhamentos de experiências sobre feiras em Pernambuco e as realizadas por outras instituições paraenses, como a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e a Embrapa. Um curso sobre formação de preços encerrou a programação.

O I Encontro Sobre Feiras de Agricultura Familiar da Região Metropolitana de Belém foi organizado pelo Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos da UFRA, instituição que também foi sede do evento.

Texto: Dilermando Gadelha – Assessoria de Comunicação do Ideflor-bio

Comentários estão desabilitados.