Estagiários do Ideflor-bio participam de oficina de produção e plantio de mudas

Estagiários da Gerência da Região Administrativa de Belém (GRB) e estudantes voluntários, participaram de uma oficina de produção e plantio de mudas com ênfase nas espécies florestais. A oficina realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), em parceria com o Instituto Amigos da Floresta Amazônica (ASFLORA), aconteceu nos dias 14 e 15 de fevereiro durante o período da manhã e tarde, no Parque Estadual do Utinga, uma das UCs da Região Metropolitana de Belém.

No primeiro dia, os participantes receberam informações teóricas sobre o plantio, desde técnicas sobre a coleta das sementes até o momento em que as mudas vão para campo. No segundo dia, a ênfase foi em atividades práticas, onde foram plantadas em uma área de recuperação dentro do Parque Estadual do Utinga 200 mudas de diferentes espécies florestais, como o cumaru, cedro, ipê, açaí e o cupuaçu.

“A oficina de produção e plantio de mudas é de grande relevância por oportunizar jovens a conhecer técnicas de produção para plantios em áreas degradadas, situação que passa a ter uma grande frequência devido ao mal uso do solo e das florestas em nossa Região Amazônica”, aponta a Doutora em Ciências Florestais e servidora do Ideflor-bio, Laura Dias.

Estas atividades são uma estratégia da Gerência na capacitação dos estagiários no desenvolvimento e execução de atividades de campo. O planejamento é que, ao decorrer do ano, possam ser abordadas outras temáticas colaborativas com a formação dos aprendizes da área ambiental.

Texto e fotos: Fernando Cardoso – Assessoria de Comunicação do Ideflor-bio