Projeto leva Educação Ambiental para crianças de escolas municipais.

44 meninos e meninas de 10 a 15 anos das escolas municipais Maria do Carmo e Paulo Freire participaram hoje (22) de atividades de conscientização ambiental no Parque Estadual do Utinga, na Região Metropolitana de Belém. O evento foi promovido pelo Instituto Amigos da Floresta Amazônica (ASFLORA), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), que contou também com o patrocínio da empresa Mitsubishi Corporation.

A iniciativa faz parte do Método Miyawai de Recuperação de Áreas Alteradas, e contou com o trabalho em equipe das crianças e adultos presentes para que fosse realizado o plantio das 980 mudas em uma área de 2600 m². Entre as espécies estavam a bacaba; bacuri pari; ipê roxo; paxiúba; seringueira; taperebá; dentre outras. Estiveram prestigiando o evento os representantes da Secretaria de Agricultura de Tomé Açu, Semma Ananindeua, Consulado do Japão, Instituto Manguezal, Instituto Recicleia, e demais instituições.

“Este projeto é de vital importância para a sociedade, pois ações como essa conscientizam as crianças sobre a necessidade de uma boa qualidade ambiental da flora e fauna”, afirma a Diretora Social e da Comunicação do ASFLORA, Josiane Mattos.

O sistema Miyawaki prevê um plantio adensado com 2 a 3 mudas por m², com plantio aleatório, sem definição de espaçamento entre as mudas. Para o plantio são utilizadas espécies pioneiras, intermediárias e tardias em proporções diferentes. Após a plantação das mudas começa a haver uma competição natural por luz e nutrientes presentes no solo, formando assim um processo de reflorestamento.

Para o Gerente das Unidades de Conservação da Região Metropolitana de Belém, Julio Meyer, “O evento de hoje confirma a necessidade do envolvimento da sociedade civil na gestão das áreas protegidas. Somente a parceria entre a administração pública e a sociedade pode de fato colaborar para que tenhamos uma gestão eficiente e eficaz nas unidades de conservação no Pará e em todo o Brasil”.

Texto e fotos: Fernando Cardoso – Assessoria de Comunicação do Ideflor-bio