Ideflor-Bio promove a Feira da Biodiversidade no Parque Estadual do Utinga

Acontece na manhã deste sábado (04) mais uma edição da Feira da Biodiversidade, de 7h às 13h,no Centro de Acolhimento do Parque Estadual do Utinga (PEUt). Idealizada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), a feira reúne pequenos agricultores de diversos municípios paraenses, que comercializam produtos orgânicos, livres de agroquímicos, baseados em práticas sustentáveis, com técnicas artesanais de produção.

Coordenadora do evento e técnica em Gestão Ambiental do Ideflor-Bio, a engenheira agrônoma Laura Dias explica que a primeira edição da feira ocorreu em 2016, reunindo apenas agricultores atendidos pelo Projeto AgroVárzea, que presta assistência técnica aos agricultores familiares das quatro Unidades de Conservação situadas na Região Metropolitana de Belém (RMB). O projeto é desenvolvido pela Gerência da Região Administrativa de Belém, vinculada à Diretoria de Gestão e Monitoramento das Unidades de Conservação (DGMUC) do Ideflor-bio.

PROCURA – A feira era realizada no estacionamento da sede do Ideflor-Bio, no bairro do Curió-Utinga, em Belém. Mas devido ao aumento da procura por parte de agricultores familiares de diversos municípios, em fevereiro deste ano a feira foi ampliada e passou a ser realizada no Centro de Acolhimento do Parque do Utinga, recebendo o nome de “Feira da Biodiversidade”. Hoje ocorre duas vezes por mês. A próxima edição será em 18 de maio.

“O objetivo da feira é oferecer as pessoas que frequentam o Parque produtos diretos das áreas de produção  da agricultura familiar, das Unidades de Conservação e dos povos tradicionais. Proporciona aos produtores a oportunidade de realizar a venda direta, eliminando desta maneira a figura do atravessador”, pontua.

SERVIÇO

Feira da Biodiversidade do Projeto AgroVárzea

Data: Sábado, 4 de maio, das 7h às 13h. Próxima edição: sábado, 18 de maio, das 7h às 13h.

Local: Centro de Acolhimento do Parque Estadual do Utinga

 

Texto: Pryscila Soares – Assessoria de Comunicação do Ideflor-Bio

Comentários estão desabilitados.