Participe do concurso para escolher o apelido da Samaumeira do Utinga

Cartão postal do Parque Estadual do Utinga, a árvore da espécie Samaumeira é conhecida como “Rainha da Floresta”. Posicionada na área de entrada do Parque, ela chama a atenção do público que visita o espaço pela sua suntuosidade. O vegetal está entre as mais de 150 espécies de plantas presentes na Unidade de Conservação. Para destacar a sua importância, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio) lançou um concurso para a escolha do apelido da árvore mais famosa do Parque.

Presidente do Ideflor-Bio, Karla Bengtson, explica que a ideia do concurso faz alusão a “I Semana da Festa Anual da Árvores”, promovida pelo Instituto no período de 25 a 29 de março deste ano. Foi a primeira vez que o Instituto celebrou a data com uma semana de atividades voltadas ao tema. “Homenageamos a espécie Samaumeira (nome científico Ceiba Pentandra). Além de ser uma ferramenta de qualificação da experiência do visitante no Parque, esse concurso, que busca escolher um apelido para a árvore, tem o objetivo de fortalecer a relação entre o Parque e a comunidade”, diz a presidente.

Uma curiosidade é que o concurso é voltado para o público infantil. Ou seja, crianças de 5 a 12 anos terão a divertida missão de pensar em um apelido que represente a Samaumeira. “Além de estimular a educação ambiental das crianças, aguça a imaginação dos pequenos e é uma forma de promover e valorizar as árvores e a biodiversidade local”, reforça Karla Bengtson.

Inscrições – Já pensou em escolher um apelido que vai identificar a Samaumeira do Utinga? Para participar é muito simples. Basta que o participante faça um cadastro no portal do Ideflor-Bio. As inscrições seguem até 26 de maio deste ano. Cada participante inscrito poderá concorrer com uma sugestão de apelido. E mais, o vencedor do concurso levará para sua casa uma bicicleta aro 20. A seleção do apelido será feita por uma Comissão Técnica composta por cinco membros, sendo três servidores do Ideflor-bio, um servidor da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e um membro do Conselho Gestor do Parque Estadual do Utinga.

 

Serviço:

 

– Crianças de 5 a 12 anos de idade podem participar do concurso. A idade do participante deverá ser comprovada mediante apresentação da Carteira de Identidade original ou cópia autenticada ou Certidão de Nascimento.

– As inscrições são gratuitas e seguem até 26 de maio deste ano, pelo portal do Ideflor-Bio.

– No ato da inscrição, o participante deve informar nome completo, data de nascimento, gênero, nome do pai, nome da mãe, endereço, telefone, escola em que o participante está regularmente matriculado e email (se houver).

– Cada participante inscrito poderá concorrer com uma sugestão de apelido para a Samaumeira.

– O resultado do concurso será divulgado na internet (site do Ideflor-Bio e redes sociais) e publicado no Diário Oficial do Estado.

– O participante vencedor levará para casa uma bicicleta aro 20.

– A entrega do prêmio ao vencedor ocorrerá no Centro de Acolhimento do Parque Estadual do Utinga, no dia 5 de junho deste ano.

 

Texto: Pryscila Soares – Assessoria de Comunicação do Ideflor-Bio/ Créditos/imagem: Fernando Araújo/Agência Pará

Comentários estão desabilitados.