Gerência da Região Administrativa do Xingu promove atividades na Semana de Meio Ambiente

As escolas São Sebastião, Bom Jesus, Raimundo Pereira de França, Ignácio Cury Gabriel e Sol Elarrat Canto, nos municípios de Vitória do Xingu e Senador José Porfírio, receberam nove ações de educação ambiental entre os dias 22, 23, 25, 30 e 31 de maio passado. As atividades foram promovidas pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), por meio da Gerência da Região Administrativa do Xingu (GRX), em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e a Naturae Ambiente Consultoria – empresa responsável pelo manejo dos quelônios nas praias do Embaubal.

Ação com estudantes. Créditos: Divulgação/GRX

No período de 5 a 8 deste mês, a GRX participou da mesa de abertura da Semana do Meio Ambiente em evento da Secretaria do Meio Ambiente e Turismo (SEMAT) do município de Vitória do Xingu. Representantes da Gerência ministraram palestras sobre a importância da Unidade de Conservação (UC) com participação do BPA. Dentro da programação, também foram realizadas ações nas Escolas Ignácio Cury Gabriel, Sol Elarrat Canto e Raimundo Pereira de França, com apresentação de vídeos educativos, brincadeiras e distribuição de brindes. Cerca de mil pessoas participaram, entre alunos, pais e professores.

Foram abordados temas como “Unidade de Conservação, a importância do Refúgio Vida Silvestre (REVIS) Tabuleiro do Embaubal e Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Vitória de Souzel para proteção das espécies que se encontram ameaçadas de extinção”, dentre elas estão o Peixe-boi (TrichechusInunguis), Acari Zebra (HypancistruZebra), Arraias-de-Fogo (Potamotrygonleopoldi), Arraia Arramaça (Paratrygonaieraba) e outros. Outro tema abordado foi “A Importância da Mata Ciliar para a Preservação da Rota Migratória e do Manejo de Praia com as Tartarugas da Amazônia”, os cuidados para o cumprimento da legislação pesqueira e as ações de fiscalização dentro e fora das UCs.

“As ações de educação ambiental foram desenvolvidas com sucesso, pois tivemos parcerias com as escolas e a comunidade, e a participação ativa dos parceiros envolvidos que contribuem significativamente para a integração da comunidade envolvida com a proteção ambiental dos recursos naturais das duas unidades de conservação”, pondera Danielle Corrêa, gerente da Região Administrativa do Xingu.

APA TRIUNFO DO XINGU – Entre os dias 6 e 7 deste mês foi promovido o I Encontro Acadêmico de Ciências Biológicas, Engenharia Florestal e Letras (ENABEL) na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio do Instituto de Estudos do Xingu (IEX), em parceria com o Ideflor-Bio e Prefeitura Municipal de São Félix do Xingu. O encontro teve como público alvo a comunidade acadêmica da Unifesspa, professores e alunos de escolas estaduais e municipais, além de autoridades públicas e população local, tendo como temática a educação ambiental e a sustentabilidade na Amazônia.

Ministração de palestras. Créditos: Divulgação/GRX

Texto: Pryscila Soares – Assessoria de Comunicação do Ideflor-Bio.