Ideflor-Bio e Exército combatem desmatamento e crimes ambientais no Mosaico Lago de Tucuruí

Mais de 2.300 metros de malhadeiras irregulares, arpões, armadilhas para pássaros, armas de fogo, motosserras, gaiolas, entre outros apetrechos utilizados na prática de crimes  ambientais, como a pesca predatória, desmatamento e caça, foram apreendidos na região do Mosaico Lago de Tucuruí. Desde o último domingo (1º), o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), por meio da Gerência do Lago de Tucuruí, realiza ações integradas, no sudeste paraense, com apoio da 23º Brigada de Infantaria e Selva de Tucuruí e de secretarias municipais de meio ambiente.

O objetivo é combater o desmatamento, queimadas e outros tipos de ilícitos ambientais nas Unidades de Conservação estaduais, que abrangem os municípios de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Novo Repartimento, Nova Ipixuna e Itupiranga. As ações de fiscalização, coordenadas pela Gerência do Lago de Tucuruí, já estavam sendo executadas de forma conjunta com as secretariais municipais de Novo repartimento, Tucuruí e Jacundá. Para intensificar o trabalho, foi solicitado apoio do Exército, informou a presidente do Ideflor-Bio, Karla Bengtson.

“A fim de dar cumprimento ao decreto do Governo Federal de nº 9.992, que suspende o emprego de fogo pelo período de 60 dias, a contar do último dia 29, o Instituto solicitou o apoio do Exército nas atividades”, disse a gestora. “No primeiro momento, foi realizada uma inspeção aérea para identificar os pontos mais críticos. O Exército disponibilizou equipamentos e participou efetivamente na definição de estratégias a serem adotadas”, complementou Karla Bengtson.

Ação integrada no sudeste paraense.

ATUAÇÃO EM CAMPO – Gerente da Região Administrativa do Mosaico Lago de Tucuruí, Mariana Bogéa explica que está sendo realizado um trabalho de identificação dos pontos críticos. “Estamos indo a campo, verificando e confirmando se realmente esses pontos são de desmatamento e/ou queimada. Uma vez identificado, os responsáveis são notificados e autuados, conforme recomenda a legislação vigente”, disse a gerente.

“A grande maioria é de propriedades privadas. Esses pontos estão sendo analisados um a um”, explicou Mariana, acrescentando que, no levantamento prévio, o município que aparece com o maior índice de desmatamento é Novo Repartimento. As ações de fiscalização são custeadas pelo Estado, através do Ideflor-Bio, com apoio dos municípios, e a logística do Exército pelo Governo Federal, atuando com o efetivo de cerca de 20 militares.

Região do Mosaico Lago de Tucuruí.

CONSERVAÇÃO – Foram devolvidos ao meio ambiente 30 pássaros detectados em situação de aprisionamento. Também houve o resgate de dois papagaios e uma arara que estavam em situação de abandono. A gerente Mariana Bogéa ressaltou que a manutenção das ações de fiscalização ambiental, priorizadas pelo Ideflor-Bio, são fundamentais para garantir a conservação dos recursos naturais da região e têm surtido efeito positivo.

Malhadeiras apreendidas.

“Moradores se alegram ao ver a melhoria da quantidade e qualidade do pescado. Pessoas que residem em outras regiões elogiam as ações e solicitam apoio para que sejam estendidas para além do Mosaico, com o objetivo de resguardar o meio ambiente na região como um todo”, disse Mariana Bogéa.

Texto: Pryscila Soares – Assessoria de Comunicação do Ideflor-Bio

Fotos: Divulgação/Ideflor-Bio