Município de Jacundá recebe ações alusivas ao Dia da Árvore

O município de Jacundá, no sudeste paraense, recebe até hoje atividades alusivas ao Dia da Árvore, celebrado em 21 deste mês. A programação que iniciou no último dia 18 é uma iniciativa da Gerência da Região Administrativa do Mosaico Lago de Tucuruí (GRTUC) do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), em parceria com a Prefeitura Municipal de Jacundá e a Eletronorte.

O encerramento ocorre nesta sexta-feira (27) com uma sessão solene promovida na Câmara Municipal de Jacundá. O evento terá uma abordagem envolvendo diversas temáticas do meio ambiente e contará com a participação da gerente do Mosaico Lago de Tucuruí, Mariana Bogéa.

“Participar de ações em ambientes escolares, voltadas para a temática da conservação e preservação, é uma excelente oportunidade para estimular a consciência ambiental nas crianças”, disse a gerente. “É plantar uma semente na consciência ambiental e esperar colher esse fruto por meio de um adulto consciente e sensível às causas ambientais”, ressaltou Mariana Bogéa.

A gerente do Mosaico Lago de Tucuruí, Mariana Bogéa (à esquerda), com parceiros do evento.

Programação – Alunos de 25 escolas das redes pública e privada, das zonas urbana e rural de Jacundá, participaram de palestras, atividades pedagógicas e realizaram o plantio de árvores em espaços públicos. Foram distribuídas 7.500 sementes para colaborar nas atividades com o objetivo de fazer a recuperação de áreas alteradas no município.

Plantio de mudas.

Ao longo deste período, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Jacundá (Sematur) também disponibilizou orientações técnicas, por meio de material impresso, aos interessados em trabalhar a produção agrícola sem queimadas.

Texto: Pryscila Soares – Assessoria de Comunicação do Ideflor-Bio

Fotos: Divulgação/Ideflor-Bio