Parque do Utinga celebra Semana da Criança

Palestras sobre educação ambiental, jogos lúdicos, atividades de turismo de aventura, atração cultural e muita diversão. A semana alusiva ao Dia da Criança foi celebrada com uma programação envolvendo mais de 100 alunos de escolas públicas e privadas da Região Metropolitana de Belém, no Parque Estadual do Utinga, em Belém. Organizado pela Gerência da Região Administrativa de Belém (GRB), do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), o evento iniciou na quarta-feira (9) e encerrou na sexta-feira (11), das 8h às 11h30.

Além dos momentos de lazer, a ação fomentou na prática a educação ambiental, uma vez que o Parque é habitat de várias espécies da fauna e flora, o que possibilita o contato direto das crianças com a biodiversidade de uma Unidade de Conservação (UC), explicou a presidente do Ideflor-Bio, Karla Bengtson. “O Ideflor-Bio tem o papel de promover a interação da criança com o meio ambiente. E trazê-los para participar dessas atividades no Parque do Utinga é uma forma de sensibilizá-los e, assim, garantir a preservação do meio ambiente no futuro”, assinalou.

Os 54 alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição Aparecida, bairro da Pedreira, entre 9 e 11 anos, abriram as atividades. Acompanhados de estagiários da gerência e instrutores da Amazônia Aventura, eles fizeram caminhada e desceram o Lago Yuna no boia cross. Professora da instituição, Isabel Marques aprovou a iniciativa. “É muito gratificante termos um local que proporcione uma atividade diferenciada. Eles estão maravilhados. É um aprendizado fora da sala de aula. Uma iniciativa maravilhosa para ter esse contato com a natureza”, elogiou.

A aluna Letícia de Lalô da Costa, 10, visitou o Parque pela primeira vez e se encantou com as belezas naturais e as espécies existentes ali. “Foi muito legal. As pessoas foram muito atenciosas. Fizemos caminhada, boia cross, e, quando estávamos voltando, ainda nos mostraram uma cobra cega que estava dentro do mato”, disse.

Na quinta-feira (10), as atividades foram voltadas os 26 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria de Nazaré Marques Rios, do Icuí Guajará. Para a professora Auta Maria Costa Pinto, a ação foi positiva para a comunidade escolar. “Eles saíram da rotina e alguns deles não têm essa oportunidade. Fica a nossa gratidão a Deus por ter criado tudo isso. Queremos um mundo melhor e isso começa com a preservação do meio ambiente”, declarou.

Alunos da Escola Maria de Nazaré Marques Rios praticando rapel.

Educação ambiental – Em parceria com o Ideflor-Bio, técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) promoveram a ação “Semeando a Educação Ambiental”, do Programa Territórios Pela Paz. O objetivo foi sensibilizar as crianças sobre a importância da preservação e manutenção de um meio ambiente saudável.

“Eles tiveram esse contato com a natureza, assistiram a uma palestra sobre conscientização ambiental e o Corpo de Bombeiros deu apoio fazendo o transporte das crianças. Achamos que seria muito interessante proporcionar a esses alunos do Icuí que são carentes de muitas coisas”, pontuou a Coordenadora de Educação Ambiental da Semas, Andreia Monteiro.

Técnicos do Ideflor-Bio e Semas promovendo atividades de educação ambiental.

Alunos do Colégio Ideal também participaram da programação e foram conduzidos à Trilha do Patauá. Já o encerramento foi com alunos do convênio da Escola Maria Luiza da Costa Rego, do Benguí, que fizeram o percurso de 3 quilômetros da Trilha da Mariana. “Realizar ações com crianças na Unidade de Conservação é um plus no nosso trabalho de educação ambiental. Elas retornam com essa consciência de perceber uma torneira aberta em casa ou a presença de lixo em algum lugar. E trocam informações na escola, com os amigos, demonstrando esse conhecimento adquirido”, afirmou o gerente do Parque, Ivan Santos.

Turismo religioso – A companhia folclórica “Encantos do Curió” animou os visitantes do Parque com apresentações no Centro de Acolhimento, de 10 a 12 deste mês. Visitando o Parque pela primeira vez, a cearense Cláudia Abreu, 58, veio conhecer a capital paraense e prestigiar o Círio de Nazaré juntamente com o esposo, o aposentado Elano Dantas, 57.

Turistas de Fortaleza visitam o Parque.

A turista entrou literalmente na dança ao se deparar com a atração cultural. “Tinha muita vontade de conhecer Belém. Tenho LP do Pinduca. Ontem fomos ao show da Fafá de Belém. Achei o paraense muito receptivo”, observa. “Experimentamos o açaí com filhote na brasa, arroz com tucupi. Fomos ao mercado do Ver-o-Peso e Estação das Docas”, acrescentou Elano. Cláudia cantou as músicas regionais e ainda recitou poesias. “Estou revivendo a minha infância aqui. Estou vendo toda a natureza que ouvia nas poesias. Meu pai me dava dinheiro para recitar poesia quando criança”, recordou a turista.

Companhia folclórica “Encantos do Curió”.

A cearense Sandra Vieira, 63, foi quem convidou o casal de amigos para conhecer a capital. Ela morou em Belém por 33 anos e há 7 retornou para a sua terra natal. Mas o amor pelo Estado do Pará não foi esquecido. “Tenho uma filha que mora em Bragança. Amo essa terra. Trouxe eles pra conhecer o Parque e vamos participar do Círio”, disse.

Texto: Pryscila Soares – Assessoria de Comunicação do Ideflor-Bio.

Fotos: Divulgação/Ideflor-Bio