Conselho Gestor do Parque Estadual do Utinga lança edital

O Conselho Gestor do Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna” abriu edital de chamada pública para o preenchimento de duas vagas para organizações da sociedade civil e duas vagas para o poder público. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 23 de dezembro. As instituições têm até 23 de janeiro de 2020 para manifestar interesse em compor o Conselho Gestor, de acordo com informações contidas no edital.

Interessados em ingressar no referido Conselho deverão reunir a documentação relacionada no edital e apresentá-la presencialmente à Gerência da Região Administrativa de Belém (GRB), vinculada à Diretoria de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação (DGMUC) do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), na sede situada na Avenida João Paulo II, no bairro Curió-Utinga, em Belém.

O prazo limite para apresentar os documentos exigidos é de 30 dias, a contar da data de publicação da chamada pública no Diário Oficial do Estado. A sede do Ideflor-bio funciona de segunda a sexta-feira, no período de 8h às 17h.

Histórico – O Parque Estadual do Utinga foi criado através do Decreto nº 1552/93, quando ficou conhecido como Parque Ambiental de Belém. Em 2008, por meio do Decreto 1330/2008, passou a ser chamado Parque Estadual do Utinga. Recentemente, a denominação foi alterada pela Lei 8.958 de 19 de dezembro de 2019, sendo agora conhecido como Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”.

O Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna” é uma Unidade de Conservação (UC) Estadual de Proteção Integral, administrada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), por meio da Gerência da Região Administrativa de Belém (GRB). É uma das 26 Unidades de Conservação estaduais geridas pelo Instituto e tem como objetivo principal a proteção dos mananciais hídricos, Bolonha e Água Preta, que abastecem 70% da população residente na Região Metropolitana de Belém (RMB).

A UC tem ainda o importante papel de garantir a preservação da biodiversidade local, que é responsável pelos processos ecológicos e serviços ecossistêmicos de beneficio humano direto e indireto. A partir de 2011, também por meio de decreto estadual, o Parque foi redelimitado e passou a contar com uma área total de 1393,088 hectares, o que equivale a aproximadamente 1400 campos de futebol.

Edital do Conselho Gestor do Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”:

Clique aqui

Comentários estão desabilitados.