Saúde mental é tema de palestra no Ideflor-bio

Com o slogan “Quem cuida da mente, cuida da vida”, foi realizada na manhã de hoje (30) uma palestra alusiva à campanha ‘Janeiro Branco’, que faz um alerta para a importância da prevenção de males que podem afetar a saúde mental. Ministrada pela psicóloga clínica e organizacional, Regina Melo Batista Dantas, a palestra reuniu os servidores do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do pará (Ideflor-bio), no auditório do órgão, em Belém.

O Ministério da Saúde estima que cerca de 12% da população brasileira necessita de algum atendimento em saúde mental, seja de forma contínua ou eventual. Com a correria da vida moderna torna-se mais difícil o ser humano tirar um tempo para cuidar e olhar para si, bem como para o outro. Vivenciar momentos prazerosos em família e com os amigos, por exemplo, são atitudes que devem fazer parte da rotina das pessoas.

“A saúde mental começa com a nossa paz interior. Hoje a gente trouxe a psicóloga Regina para nos ajudar a entender o que é importante para mantermos a saúde mental. Nossa vida cotidiana é agitada, às vezes não temos aquele momento de olhar para dentro de nós. A gente tem de viver mais o presente e valorizar cada momento, porque isso também constrói a saúde mental”, ressaltou a diretora de Gestão Administrativa e Financeira do Ideflor-bio, Glaura Brito, durante o evento.

De acordo com a psicóloga Regina Dantas, o objetivo da campanha é justamente alertar para os sinais que surgem quando a saúde mental está sendo afetada, como o estresse em excesso ou a falta de paciência, entre outros. Além de mostrar a ligação entre o bem-estar emocional e a qualidade de vida. O autoconhecimento pode evitar muitos males, além de cooperar para uma socialização mais saudável.

“Estamos aproveitando essa campanha para inserir esse tema que, muitas vezes, é tão pouco debatido nas instituições, mostrando a necessidade das pessoas se cuidarem, não só do corpo, mas da mente, da vida familiar, social, espiritual, de todas as áreas da vida”, disse. “É importante se perceber como ser humano que está precisando de cuidados nessa área e de perceber o outro também, o colega de trabalho, o familiar, que pode apresentar alguns sintomas e não sabe onde procurar ajuda”, reforçou a especialista.

Campanha – Criada em 2014, a campanha Janeiro Branco tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental. Depressão, ansiedade e fobia são alguns dos transtornos que englobam a saúde mental e que precisam ser cuidados seriamente. O país contabiliza altos números de pessoas com problemas de ordem psicológica e por isso a importância de incentivar o debate e o tratamento.

Texto: Pryscila Soares – Assessoria de Comunicação do Ideflor-bio

Fotos: Kleber José / Ascom Ideflor-bio

Comentários estão desabilitados.