Dia Mundial da Anta

Hoje, dia 27 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Anta. A anta (Tapirus terrestris) é o maior mamífero herbívoro do Brasil e pertence à família Tapiridae. A data surgiu com o objetivo de sensibilizar a população mundial sobre a importância da conservação desses animais, que são fundamentais para a manutenção da biodiversidade.

As antas são animais herbívoros, que ingerem entre oito e nove quilos de alimento por dia, incluindo folhas, ramos, brotos, caules, cascas de árvores, plantas aquáticas e frutos. Elas são consideradas “jardineiras” das florestas por serem dispersoras de sementes. Inclusive, o animal ocorre em muitas Unidades de Conservação do Estado do Pará, a exemplo da Floresta Estadual (Flota) de Trombetas.

O corpo mede entre 1,70 a 2 metros e pode pesar até 300 quilos. Sua coloração é marrom escura e o focinho tem uma pequena tromba móvel. Nas patas anteriores possui quatro dedos e nas patas posteriores três dedos. As fêmeas têm um filhote por gestação. Os filhotes nascem com uma camuflagem de listras e manchas que desaparece até os 8 meses de vida.