Dia Mundial da Terra

Celebrado hoje, 22 de abril, o Dia Mundial da Terra foi uma data que surgiu nos Estados Unidos, na década de 70, quando o senador Gaylord Nelson organizou o primeiro protesto nacional contra a poluição. A data passou a ser lembrada em outros países somente a partir da década de 90.

A principal mensagem deste dia é que cada um faça a sua parte em prol da preservação do meio ambiente. Descartar o lixo adequadamente, plantar uma árvore e utilizar os recursos naturais de forma sustentável são algumas das ações que contribuem para a manutenção da natureza, da biodiversidade e, consequentemente, da qualidade de vida na terra.

Descobrimento do Brasil – Neste 22 de abril é o dia em que também celebramos o Descobrimento do Brasil. No ano de 1500 chegava ao Brasil as treze caravelas portuguesas, lideradas por Pedro Álvares Cabral. Os portugueses acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26, foi celebrada a primeira missa no País.

As caravelas de Cabral estavam a caminho da Índia e, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha. Alteraram o nome para Ilha de Vera Cruz. A nova terra ainda foi chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, país passou a ser chamado por Brasil.

Comentários estão desabilitados.