Dia Internacional da Biodiversidade

Nesta sexta-feira (22) é celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se conservar e proteger a diversidade de vida no planeta. O tema deste ano é “Nossas soluções estão na natureza”. O Brasil é o país que detém a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta.

Com sede em Belém, mas com circunscrição em todo o Estado, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio) é responsável pela gestão de 26 Unidades de Conservação Estaduais no território paraense.

Entre as áreas protegidas está o Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, que junto com outras duas UCs, sendo a Área de Proteção Ambiental da Região Metropolitana de Belém (APA Belém) e o Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, formam um corredor ecológico que garante a proteção de espécies da fauna e flora e um maior fluxo de biodiversidade na Região Metropolitana de Belém.

As UCs são instituídas pelo Poder Público, com base na lei nº 9.885, de 18 de julho de 2000, e dividem-se em duas categorias: Proteção Integral e Uso Sustentável. O objetivo é a conservação dos recursos ambientais e, por isso, a elas se aplicam garantias adequadas de proteção.

Comentários estão desabilitados.