Pró-Espécies seleciona consultoria para assessoramento na elaboração do PAT Xingu

O Projeto “Pró-Espécies: Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas” vai selecionar consultoria (pessoa jurídica) especializada para assessorar o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio) nas atividades que serão desenvolvidas ao longo da elaboração do Plano de Ação Territorial do “Xingu” (PAT Xingu), que prevê ações de conservação da biodiversidade envolvendo cinco municípios paraenses na região do Xingu.

Dentre as atividades que a empresa selecionada desenvolverá estão a moderação (virtual e presencial) e relatoria de oficinas, processamento de dados espaciais e elaboração de relatórios. As propostas devem ser enviadas, considerando os itens e condições descritos na Carta Convite, até o dia 17/07/2020.

Será necessária a realização de duas oficinas virtuais, sendo uma com aproximadamente 12 pessoas, para a preparação do Plano de Ação, e outra com aproximadamente 40 pessoas, na cidade de Altamira, para a elaboração do Plano de Ação. A consultoria será responsável pela condução, moderação, facilitação e relatoria das duas oficinas, além da entrega dos resultados sistematizados.

A preparação de cada uma dessas oficinas envolverá múltiplas reuniões remotas por videoconferência, com visualização simultânea e edição em tempo real de documentos, a serem disponibilizados pela contratada. O PAT do território “Xingu” ficará sobre a coordenação do Ideflor-Bio. A metodologia do Plano de Ação será fornecida pela coordenação do Projeto Pró-Espécies.

Plano de Ação

Os planos de ação com abordagem territorial contemplam a proteção de espécies ameaçadas de diferentes grupos taxonômicos da fauna e da flora, considerando o ambiente em que as espécies vivem, os aspectos socioeconômicos da região e o envolvimento de atores locais. Para isso, se faz necessário o apoio aos estados na elaboração dos referidos planos para os territórios já escolhidos pelo projeto onde ocorre o maior número dessas espécies. O Ideflor-Bio foi convidado a participar do Projeto Pró-Espécies, uma vez que o Estado possui representatividade de território alvo para as ações de conservação da biodiversidade.

A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.

Serviço

– A empresa deve enviar a proposta, considerando os itens e condições descritos na Carta Convite, até o dia 17/07/2020. Endereço eletrônico: http://proespecies.eco.br/wp-content/uploads/2020/07/CC_PE_PAT-Xingu_vFinal_WWF.pdf.

– A proposta deve ser enviada em dois arquivos, sendo Proposta Técnica e Proposta Financeira, para os e-mails: compras@wwf.org.br e proespecies@wwf.org.br com o seguinte assunto: [Pró-Espécies] Proposta Carta Convite :: SC037891. Obs: só serão consideradas no processo de seleção as propostas que apresentarem este assunto.

– A proposta deverá ser apresentada preferencialmente em papel timbrado, com indicação do nome do responsável pela proposta e contatos (e-mail e telefone).

– Dúvidas podem ser enviadas até o dia 08/07/2020 para o e-mail: proespecies@wwf.org.br, com o seguinte assunto: [Pró-Espécies] Dúvida Carta Convite :: SCSC037891.

– O período estimado da consultoria será de 100 dias (período estimado de agosto/2020 a novembro/2020).

Comentários estão desabilitados.