Esta página é dedicada aos trabalhos científicos e acadêmicos produzidos por técnicos da equipe do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio). Os trabalhos são referentes, sobretudo, a artigos científicos e dissertações de mestrado produzidos por nossa equipe durante seus anos de pós-graduação e tratam de assuntos diretamente ligados às áreas ou locais de atuação do Ideflor-bio, como as Unidades de Conservação Estaduais, os Sistemas Agroflorestais como estratégias de reflorestamento ou os investimentos possibilitados pelos recursos oriundos das concessões florestais estaduais. Todos os trabalhos estão disponíveis para consulta e download na internet e foram referendados por bancas de defesa ou publicados em eventos e periódicos científicos.

Marcia Tatiana Vilhena Segtowich Andrade. Uso de recursos vegetais em duas Unidades de Conservação pela comunidade do Ererê, Monte Alegre/PA. Dissertação (Mestrado em Botânica) na Universidade Federal Rural da Amazônia. Belém: UFRA, 2009.

Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues de Almeida. Observação de aves no refúgio de vida silvestre metrópole da Amazônia: uma contribuição para a conservação ambiental da unidade e ao desenvolvimento turístico do estado do Pará. Dissertação (Mestrado em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia) no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Manaus: Inpa, 2013

Iranilda Silva Morais. Quantificação e avaliação de abertura no dossel em áreas de concessões florestais: Mamuru-Arapiuns/PADissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) na Universidade Federal do Pará. Belém: UFPA, 2014.

Daniel da Costa Francez e Leonilde dos Santos Rosa.Viabilidade econômica de sistemas agroflorestais em áreas de agricultores familiares no Pará, Brasil. in: Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences, Belém, v. 54, n. 2, mai/ago de 2011.

Rodrigo Santos de Oliveira, Daniela Mayumi Kiyatake, Maria Lúcia Harada, Karla Tereza Silva Ribeiro. Qualidade sanitária da água do manancial de superfície utilizado pelo serviço de abastecimento público do município de Belém, Pará, Brasil. in:  Cadernos de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, 2013.