Projeto Prosaf

Para implementar as ações de fomento agroflorestal o Instituto utiliza uma metodologia própria: o Projeto PROSAF, gestado e coordenado pelo IDEFLOR-Bio, por meio da Diretoria de Desenvolvimento da Cadeia Florestal – DDF.

Trata-se de uma ação integrada de Governo que visa o estabelecimento de um conjunto de medidas para a promoção efetiva da recuperação das áreas antropicamente alteradas em propriedade de agricultores familiares do Pará. A principal estratégia para recompor a vegetação é o plantio de Sistemas Agroflorestais – SAFs Comerciais, que reúne as culturas anuais, frutíferas e essências florestais com especial atenção, as que constam na lista da flora amazônica ameaçada de extinção.

Desse modo, a DDF busca e propõe estabelecer parcerias com os demais órgãos das esferas municipais, estaduais, federais, entidades afins e o setor privado, a fim de promover a escalada da recomposição florestal produtiva de áreas alteradas em propriedades de agricultores familiares nos municípios do estado, diversificando a base produtiva, melhorando a segurança e soberania alimentar, com geração de emprego, renda e redução do passivo ambiental.

O PROSAF vem se consolidando como importante instrumento de politica pública, beneficiando diretamente centenas de famílias de agricultores familiares em quase todo o estado do Pará, com o a adoção dos Sistemas Agroflorestais – SAF os produtores começam a sair da dependência do ciclo de produção das culturais anuais, como a mandioca. “A renda deixa de vir somente da produção/comercialização da farinha, por exemplo, experimentando também um incremento de renda alcançado com a comercialização de outros produtos oriundos dos arranjos agroflorestais, implantados em suas propriedades”.

Atualmente o PROSAF possui uma rede de mais de 200 viveiros, implantados em 75 municípios do Estado, com uma capacidade de produção de 4 (quatro) milhões de mudas. Na perspectiva de crescimento sistemático do atendimento de novas demandas, tem-se como meta institucional o alcance de todos os 144 municípios paraenses.

 Projeto Prosaf
 Projeto PROSAF – Dados Gerais de Viveiros e Produção de Mudas
Cartilha de Produção de Mudas
Localização dos Viveiros de Produção de Mudas – Projeto PROSAF
Cartilha de Sistemas Agroflorestais Comerciais – Estratégia Produtiva Sustentável para a Agricultura Familiar
Manual de Produção de Mudas de Castanha-do-Brasil (Publicado no dia 22/02/2021)
Manual de Viveiro de Mudas
Relarório DRP – Diagnóstico Socioambiental das Comunidades Agroextrativistas das Glebas Estaduais do Município de Portel, PA
Mapa dos Viveiros do PROSAF