Projeto Renascente

O Projeto Renascente é coordenado e executado pela Diretoria de Desenvolvimento da Cadeia Florestal – DDF, tem objetivo de fomentar a recuperação de área de preservação permanente – APP com foco na recuperação das Nascentes e a implantação de Sistemas Agroflorestais- SAF’s comerciais em áreas alteradas da Reserva Legal – RL oportunizando a diversificação da base produtiva, contribuindo com a diminuição do passivo ambiental em propriedade de agricultores familiares.

As ações do projeto estão sendo desenvolvidos, inicialmente, nos munícipios de Peixe Boi e Bonito, os quais fazem parte da Bacia hidrográfica do Rio Peixe Boi. Os principais problemas que afetam a bacia estão relacionados às profundas modificações causadas pelo avanço da atividade agropecuária na região, além da urbanização em algumas áreas. Para atender os diferentes níveis de recuperação de nascentes e cursos d’água, o projeto abraça um conjunto de estratégias eleitas que passa inicialmente pela seleção dos agricultores, identificação, isolamento, limpeza e plantios de espécies nativas de uso múltiplo no entorno das nascentes.

Nesse sentido, registra-se que o projeto já realizou capacitação em Recuperação de Nascente e implementado de forma pratica em algumas propriedades as técnicas aprendidas no curso e acompanhado os resultados obtidos até então. A meta do projeto é alcançar todos os 06 municípios que fazem parte da bacia Rio Peixe Boi e também já prospecta atuar na bacia do rio Marapanim em parceria com o comitê gestor da bacia.

O projeto vem demonstrando significativos resultados ao longo do tempo quanto ao trabalho de conscientização dos agricultores nas áreas de preservação permanentes (APP) no contexto da preservação e recuperação das nascentes, onde as ações se convergem para os parâmetros relacionados à proteção ambiental. Como resultado, já estamos com 10 nascentes em processo de recuperação e outras que ainda carecessem de intervenção, acompanhamento e monitoramento técnico.