Parque Estadual de Monte Alegre


Endereço da Sede da Unidade de Conservação / Telefones e e-mails oficiais da UC:
Gerência da Região Administrativa Calha Norte-1 – GRCN-1/DGMUC/Ideflor-Bio
Endereço: Centro de Visitação, Parque Estadual Monte Alegre, s/nº. Zona Rural. CEP: 68.220-000. Monte Alegre – PA.
Telefone: (91) 98406-2704
E-mails: grcn1@ideflorbio.pa.gov.br; parquemontealegre@gmail.com
Gerente: Patrícia Messias; e-mail: patmessias@gmail.com

O Parque Estadual Monte Alegre (PEMA) é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, apresenta grande importância pelo seu peculiar ecossistema e relevante beleza cênica. Criado pela Lei Estadual n°. 6.412, de 09 de novembro de 2001, teve seus limites retificados pela Lei Estadual n° 7.692, de 3 de janeiro 2013. O PEMA está localizado no Município de Monte Alegre, na porção Noroeste do Estado do Pará, na Mesorregião do Baixo Amazonas, Microrregião de Santarém, e apresenta uma área total de 36,78 Km² (3.678 ha).

O Parque apresenta um complexo de serras (Serra da Lua e Serra do Ererê), vales, cavernas (Gruta do Pilão e Gruta Itatupaoca), além da presença de diversos sítios arqueológicos com pinturas rupestres (no parque encontra-se o sítio arqueológico mais antigo da Amazônia Sul Americana com pinturas rupestres datadas em 11.200 anos a.p.). A Unidade possui algumas particularidades: uma estrutura geomorfológica (Domo de Monte Alegre-caracterizado por um conjunto de relevo acidentado); tem sua vegetação representada, em sua grande maioria, pela formação de Cerrado ou Savana; um solo arenoso (intimamente ligado às influencias das rochas) e uma fauna diversificada com presença de espécies endêmicas, tais como Aratinga maculata.

Atrativos turísticos e/ou naturais mais relevantes da UC

As principais atividades existentes no Parque são a visitação aos sítios arqueológicos (arqueoturismo) que inclui escalada em alguns pontos dos atrativos, trilhas, visitação a cavernas (espeleoturismo), educação ambiental, esporte (mountain bike) e pesquisas científicas.

Quando ir

O melhor período para visitar o Parque é nos meses de maio a dezembro, período em que as chuvas estão menos intensas.

A entrada de visitantes no Parque é gratuita, e estes poderão visitar a Unidade através de 02 formas: visita monitorada (mediante solicitação junto ao órgão gestor) e visita guiada (através da contratação de serviços dos condutores de visitantes credenciados).

Todas as pesquisas na Unidade deverão ser solicitadas e autorizadas pelo órgão gestor, através do formulário disponível no site https://ideflorbio.pa.gov.br/unidades-de-conservacao/procedimentos-para-solicitacao-de-autorizacao-de-pesquisa/. Os interessados poderão enviar suas dúvidas pelo e-mail: parquemontealegre@gmail.com

Como Chegar

É possível chegar até o parque a partir de Santarém, que está ligada a Belém através de voos comerciais diários. Partindo de Santarém, navega-se em balsas, em torno de duas horas, até o Distrito Portuário de Santana do Tapará. Prosseguindo via terrestre pela PA-255 e depois até a Linha do Ererê que dá acesso ao parque, uma distância de aproximadamente 80 km. O acesso ao parque está marcado principalmente por estradas secundárias e ramais de terrenos arenosos, o que requer veículos tracionados do tipo 4×4 para trafegá-las.

Santana do Tapará - Monte Alegre (SEDE)Monte Alegre - Santana do Tapará
Conforme os horários de chegada da balsa e lancha.Em torno de 2hrs antes dos horários de saída da balsa.

O valor das passagens de ônibus varia entre R$ 25,00 a R$ 30,00.

Atrativos Turísticos

Serra da Lua: Localizada na extremidade oeste da Serra do Ererê, o sítio arqueológico Serra da Lua chama a atenção pelo grande número de pinturas impressas em extensos paredões a céu aberto. Destaca-se entre as pinturas um grande círculo com 1m de diâmetro pintado nas cores amarelo e vermelho e que inspirou a denominação da serra. Do alto de sua plataforma de contemplação também se tem uma bela visão da paisagem do parque.

Gruta Itatupaoca: Localizada na encosta sul da Serra do Ererê a 120 metros de altitude em relação ao rio Amazonas. A entrada da gruta mede cerca de 9,5 m de altura dividida por uma trave rochosa, resultado de ação erosiva. Algumas pinturas pré-históricas estão localizadas nas paredes externas da gruta, dentre elas destaca-se a única figura com três cores encontrada no Parque.

Pedra do Mirante: O maior diferencial desse lugar é a vista panorâmica (360 graus) que se tem da região desde o alto da Pedra do Mirante. Na sua base, há um importante conjunto de pinturas rupestres.
O atrativo dispõe de maloquinhas para descanso, leitura ou observação da paisagem.

Painel do Pilão: Localizado na encosta da Serra do Paytuna, próximo a Pedra do Pilão e a Caverna da Pedra Pintada (Gruta do Pilão), está o sítio arqueológico Painel do Pilão, a aproximadamente 100 metros de altura em relação ao Rio Amazonas. Trata-se de um sítio arqueológico localizado ao ar livre, onde as pinturas, dispostas em um paredão, formam um grande painel em torno de seis metros de altura por quinze metros de comprimento. As figuras mais representadas neste sítio são os grafismos puros que aparecem sob diversas formas, com destaque para um conjunto de quadros que se interceptam.

Gruta do Pilão: Também conhecida como Caverna da Pedra Pintada está situada no flanco oriental da Serra do Paytuna a 120 m de altitude em relação ao Rio Amazonas. Nas paredes internas e externas dessa caverna há dezenas de pinturas pré-históricas. É um dos sítios mais antigos da Amazônia, foi o primeiro sítio com arte rupestre escavado no Estado do Pará. Tais escavações arqueológicas revelaram a presença de fogueiras, fragmentos de cerâmica e artefatos líticos de grupos humanos que viveram nesse local a mais de 11 mil anos atrás.

Pedra do Pilão: Esta formação rochosa está situada no topo sul da Serra do Paytuna a aproximadamente 120m de altura em relação ao rio Amazonas. A Pedra do Pilão é um dos símbolos da cidade, funciona como um mirante natural, de onde é possível ter uma visão panorâmica de toda região, destacando-se, ao sul, o esplendor da área de várzea, com seus inúmeros lagos e, ao fundo, o rio Amazonas. Algumas pinturas pré-históricas estão localizadas na base e no topo dessa rocha.

Pedra do Cogumelo: A pedra do cogumelo é uma formação rochosa, resultante de um processo de erosão eólica, cuja aparência se assemelha a um cogumelo gigante. Está situada no lado oeste da Serra do Paituna, é um ponto de parada para registro fotográfico.

Pedra da Tartaruga: Escultura produzida pela erosão eólica, cuja forma se assemelha a uma tartaruga, no alto do monólito. A pedra está localizada entre a Serra do Paituna e a Serra do Ererê, a aproximadamente 87m de altitude em relação ao rio Amazonas. Nesta formação também há algumas pinturas rupestres que foram modificadas por um processo de dano natural.

Centro de Visitantes: Localizado de frente para a Serra da Lua, o Centro de Visitantes dispõe de auditório, escritório administrativo, espaço para exposições, banheiros e área de contemplação, de onde pode ser observado o extenso paredão a céu aberto com pinturas rupestres do sítio arqueológico Serra da Lua.

O que Fazer

Visitar sítios arqueológicos, cavernas, fazer trilha, escalada leve.

Onde ficar

Hospedagem familiar
Endereço: Comunidade do Maxirazinho (entorno do PEMA).
Contato: (93) 99197-1229 (Elana Porto)
A cidade de Monte Alegre conta com uma rede de vários hotéis, pousadas e hostels.

Condutores de visitantes locais autorizados

NOMECOMUNIDADECONTATO
Adriana BatistaErerê(93) 99174-6408
Elana Porto do NascimentoMaxirazinho93) 99197-1229
Franciole Almeida da SilvaErerê-
Franey Almeida da SilvaErerê-
Gracileia Almeida SilvaErerê(93) 98401-6364
Ilivaldo Ranor Luz de CastroCidade/Monte Alegre(93) 99110-4382
Jailson Aires da SilvaErerê-
Jaire Carvalho da SilvaErerê-
Jean Carlos SantanaSantana(93) 99169-6183
Jocimara Nascimento NobreErerê-
Jocimar NascimentoErerê(93) 99118-2983
Jocenildo Nascimento NobreErerê(93) 99104-6078
Júnior Almeida da SilvaErerê(93) 99142-3069
José Aristeu da Silva FilhoSantana(93) 99244-4395
Magno RobertoErerê(93) 99131-9916
Mazinho Brito da SilvaSantana(93) 99177-6021
Rivanildo da Silva Almeida
Ererê(93) 99142-0238

Orientações importantes

Durante a visitação ao parque recomenda-se o uso de roupas leves (calça comprida e blusa de manga longa), chapéu e sapato fechado (tênis ou bota de campo).

Ingressos

Não há cobrança de ingressos, porém a visitação somente poderá ser realizada se acompanhada por condutor de visitantes credenciado.
Maiores informações, o visitante pode entrar em contato através do telefone (91) 98406-2704, do e-mail: parquemontealegre@gmail.com.
Horário de funcionamento: Todos os dias de 7:30 às 18:00h.

 Lei de Criação PEMA – Caderno 01 – Pág. 03

 Lei Nº 7692 de 13 de janeiro de 2013. Retificação dos limites do Pema e da APA Paytuna

 Portaria de Criação Conselho PEMA

 1ª Nomeação Conselho PEMA

 1ª Nomeação Conselho PEMA – DOE

 Conselho Gestor PEMA e APA Paytuna

 Portaria nº 1115, de 11 de outubro de 2018 – Dispõe sobre a condução de visitantes em atividades de ecoturismo no PEMA

 Anexos da Portaria Nº 1115 – Normas e procedimentos para a condução de visitantes no PEMA

2012

Ata da 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Gestor do Parque Estadual de Monte Alegre 11.12.2012

Ata da 2ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Parque Estadual de Monte Alegre 17.07.2012

Ata da 2ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Parque Estadual de Monte Alegre 18.07.2012 – segundo dia

Ata da 3ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Parque Estadual de Monte Alegre 09.11.2012

2013

Ata da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Parque Estadual de Monte Alegre 18.04.2013

Ata da 2ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Parque Estadual de Monte Alegre 27.08.2013

Ata da 3ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Parque Estadual de Monte Alegre 04.12.2013

2014

Ata da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Parque Estadual de Monte Alegre 11.04.2014

Ata da 2ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Parque Estadual de Monte Alegre 23.07.2014

Ata da 3ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Parque Estadual de Monte Alegre 05.12.2014

2015

Ata da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Parque Estadual de Monte Alegre 28.04.2015

Ata da 2ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Parque Estadual de Monte Alegre 20.08.2015

Ata da 3ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Parque Estadual de Monte Alegre 11.12.2015

2016

Ata da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Parque Estadual de Monte Alegre 06.07.2016

Ata da 2ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Parque Estadual de Monte Alegre 19.10.2016

2017

Ata da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Parque Estadual de Monte Alegre 19.04.2017

Ata da 2ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Parque Estadual de Monte Alegre 04-05.12.2017

2018

Ata da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Parque Estadual de Monte Alegre 22.02.2018

Ata da Reunião Extraordinária do Conselho Gestor do Parque Estadual de Monte Alegre 28.07.2018

Ata da 2ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Parque Estadual de Monte Alegre 26.10.2018

2019

Ata da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Parque Estadual de Monte Alegre 21.03.2019

*Os documentos para download encontram-se no formato .pdf

Plano de Manejo do PEMA Conselho Gestor

Galeria de Imagens


[huge_it_portfolio id=”6″]