Floresta Estadual do Iriri


Criada a partir do Decreto Estadual nº. 2.606, de 04/12/2006, a Floresta Estadual do Iriri (FLOTA Iriri) está localizada integralmente no município de Altamira e abrange uma área de 440.493 ha. É uma unidade de uso sustentável que tem como limites Terras Indígenas no norte e no sul, Estação Ecológica da Terra do Meio ao leste e FLONA de Altamira ao oeste.

  • É de posse e domínio públicos, sendo que as áreas particulares incluídas em seus limites devem ser desapropriadas de acordo com o que dispõe a lei.
  • É admitida a permanência de populações tradicionais que a habitam quando de sua criação, em conformidade com o disposto em regulamento e no Plano de Manejo da unidade.
  • A visitação pública é permitida, condicionada às normas estabelecidas para o manejo da unidade pelo órgão responsável por sua administração.
  • A pesquisa é permitida e incentivada, sujeitando-se à prévia autorização do órgão responsável pela administração da unidade, às condições e restrições por este estabelecidas e àquelas previstas em regulamento.
  • Disporá de um conselho consultivo, presidido pelo órgão responsável por sua administração e constituído por representantes de órgãos públicos, de organizações da sociedade civil e, quando for o caso, das populações tradicionais residentes.

Para se chegar lá, o acesso é feito por Altamira, por meio do rio Iriri. Outra opção é viajar para cidade de Novo Progresso, utilizando a BR-163 e atravessando o interior do Parque Nacional de Jamanxim.

 Decreto de Criação da Flota Iriri
 Regimento Interno do Conselho Gestor da Flota Irirí

2017
 Ata da 1ª Reunião do Conselho Gestor da Flota Iriri 06.2017
 Ata da 2ª Reunião do Conselho Gestor da Flota Iriri 12.2017

2019                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
 Ata da 1ª Reunião do Conselho Gestor da Flota Iriri 06.2019

*Os documentos para download encontram-se no formato .pdf

Galeria de Imagens


[huge_it_portfolio id=”16″]