Parque do Utinga

Entre em Contato

Refil de água mineral é alternativa ao consumo de garrafas plásticas descartáveis no Utinga

Refil de água mineral é alternativa ao consumo de garrafas plásticas descartáveis no Utinga

Mais uma passo rumo ao lixo zero no Parque Estadual do Utinga. Agora, os visitantes podem adquirir refis de água mineral como uma alternativa à compra das tradicionais garrafinhas de água. Os refis estão distribuídos ao longo dos 4km do percurso do Utinga e, além de evitarem o consumo e descarte das garrafas plásticas, ainda são mais baratos.

O funcionamento é simples: os visitantes que trazem suas próprias squeezes às enchem em algum dos pontos de hidratação, por valores que variam entre R$ 1 e R$ 2 reais. Já aqueles que vem ao parque mas não trazem suas próprias garrafinhas e ainda assim desejam evitar o uso de descartáveis, podem adquirir um copo reutilizável do projeto Meu Copo Eco e então enchê-lo nos pontos de hidratação. Os copos são duráveis e podem ser guardados como lembrança da visita ao Parque.

De segunda a sexta-feira, apenas os refis de água mineral serão comercializados no Utinga. Já aos finais de semana e feriados, também será possível adquirir as garrafinhas de água convencionais. O gerente do Parque Estadual do Utinga, Julio Meyer, conta que a estratégia busca reduzir ao mínimo a produção de resíduos sólidos – principalmente plásticos – na Unidade de Conservação e recomenda a todos que tragam suas garrafinhas quando visitarem o Parque.

As iniciativas são do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), em parceria com o Sebrae-PA e o Projeto Meu Copo Eco. Além do refil de água mineral e dos copos reutilizáveis, a coleta seletiva e a destinação adequada do lixo também são ações realizadas pelo Parque, a fim de garantir a conservação do ambiente, das plantas, animais e pessoas que visitam.

Dilermando Gadelha

dilermandogadelha@gmail.com

Sem comentários

Comentar
Nome
E-mail
Website