• Home
  • Parque Estadual Charapucu

PARQUE ESTADUAL CHARAPUCU

De acordo com a Lei Federal n° 9.985 de 18 de julho de 2000, em seu Art. 8, o Parque Estadual Charapucu constitui o Grupo das Unidades de Proteção Integral. Além disso, segundo o Art. 11, O Parque Nacional tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

O Parque Estadual do Charapucu (PEC) é uma Unidade de Proteção Integral, criada a partir do Decreto Estadual nº. 2.592 de 09/11/2010, formando uma área protegida de 651,8194 Km2 ou 65.181,94 ha e fazendo parte da Região de Integração do Marajó. Localiza-se no município de Afuá, no Arquipélago do Marajó, conhecido por seus moradores como “Veneza da Ilha do Marajó”, por apresentar diversos canais e palafitas. A hidrografia tem influência direta sobre os moradores dessa região, apresentando grande importância econômica e ecológica, destaca-se como o único meio de comunicação e transporte entre as vilas. As principais atividades da população local são a pesca, extração vegetal e agricultura. As características biológicas do Parque Estadual Charapucu destacam-se pela sua diversidade e singularidade. Apresenta grande beleza natural, com rios de água branca e rios de água preta. O principal Bioma protegido é o Amazônico. A vegetação é constituída por três principais fitofisionomias: Floresta Ombrófila Densa Aluvial, Floresta Ombrófila Densa de Terras Baixas e Campos. As florestas ombrófilas densas aluviais, são formadas por várzea baixa e várzea alta. Destaca-se a presença de espécies como a andiroba (Carapa guianensis), açaí (Euterpe oleracea), pracuúba (Mora paraensis), pau mulato (Calycophyllum spruceanum), seringueira (Hevea brasiliensis). Chamando a atenção para a ocorrência de espécie ameaçada de extinção, a ucuúba vermelha (Virola surinamensis). A diversidade da fauna inclui espécies endêmicas, ameaçadas de extinção e também novas espécies. Destaca-se a presença de onça pintada, peixe-boi, urubu rei e o macaco caiarara.

O Parque Estadual Charapucu tem como objetivo básico de preservar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. Visa também contribuir para a manutenção dos serviços ambientais, bem como garantir os processos ecológicos naturais.

Atrativos turísticos

O Parque Estadual Charapucu não apresenta em seu interior uma infraestrutura turística ou pontos turísticos específicos. De fato, devido a sua grande beleza cênica e grande diversidade biológica, o Parque Estadual Charapucu apresenta um grande potencial para a implementação de projetos de turismo ecológico e pesquisas científicas. Atualmente,  a Secretaria Municipal de Turismo de Afuá, com o apoio do IDEFLOR-Bio tem estudado a proposta de implantação de roteiros turísticos no entorno e interior do Parque, principalmente como base no turismo ecológico de base comunitária. Em recente trabalho de parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, diversos sítios arqueológicos foram identificados no interior e entorno do Parque para futuramente serem cadastrados, estudados e com a formação de coleções arqueológicas  

Travessa Sanches de Oliveira, nº 350, CEP: 68.890-000, Bairro Centro, Afuá-PA.

Gerente da UC: Hugo Deleon dos Santos Dias.

E-mail: grm.ideflorbio@gmail.com

Telefone: (91) 98499-0986.

Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará

Avenida João Paulo II, S/N Belém – PA
Horário de Atendimento: das 08:00h às 17:00h de segunda a sexta-feira

Rolar para cima
Pular para o conteúdo