• Home
  • Refúgio de Vida Silvestre Tabuleiro do Embaubal

REFÚGIO DE VIDA SILVESTRE TABULEIRO DO EMBAUBAL

O Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) Tabuleiro do Embaubal foi criado por meio do Decreto nº 1.566 de 17 de junho de 2016, possui área de 4.033,94 hectares e está localizado no município de Senador José Porfírio, distante aproximadamente 906 km da cidade de Belém.

O Tabuleiro do Embaubal é a maior área de desova da tartaruga da Amazônia (Podocnemis expansa). Além da tartaruga, desovam na área Pitiús (P. sextuberculata) e Tracajás (P. unifilis). Outras espécies aquáticas de importância para a conservação que ocorrem na área são o boto-vermelho (Inia geoffrensis), o peixe-boi amazônico (Trichechus inunguis) e jacarés (Caiman crocodilos, Paleosuchus palpebrosus, P. trigonatus). Na região também são encontrados com abundância aves migratórias como a Águia pescadora (Pandien haliaeteus), o Biguá (Phalacrocorax brasilianus), o Maçarico, Família Scolopacidae e Charadriidae entre outras espécies.

O REVIS é uma UC de Proteção Integral, onde não é permitido o uso indireto dos recursos naturais e tem como objetivo central a proteção das áreas de desova da tartaruga da Amazônia e assim garantir a manutenção das espécies nos ecossistemas amazônicos, já que são animais migradores que partem de vários locais para desovar no Tabuleiro do Embaubal.

Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará

Avenida João Paulo II, S/N Belém – PA
Horário de Atendimento: das 08:00h às 17:00h de segunda a sexta-feira

Rolar para cima
Pular para o conteúdo