• Home
  • Reserva Biológica do Maicuru

RESERVA BIOLÓGICA DO MAICURU

A Reserva Biológica (REBIO) Maicuru é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, cujo objetivo básico é preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais. A Reserva Biológica tem como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais (Lei Federal 9.985/2000). 

A REBIO Maicuru foi criada em 2006 (Decreto Estadual 2.610/2006) com o objetivo de preservar os ecossistemas naturais existentes e contribuir para a manutenção dos serviços ambientais e recargas de aqüíferos, possibilitando a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades controladas de educação ambiental, bem como a preservação integral da biota e dos demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais, conforme dispuser o plano de manejo da unidade de conservação.

A REBIO Maicuru é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral localizada no Estado do Pará e possui uma área de 1.151.760,95 há (11.517,61 Km²), formando um polígono irregular com perímetro de 1.008,93 Km, abrangendo os municípios de Almeirim e Monte Alegre. Sua área estende-se do Rio Maicuru até o Rio Jarí, na fronteira do Pará com o Amapá. Situa-se na margem esquerda do Rio Amazonas (Calha Norte Paraense) e abrange porções das bacias hidrográficas dos rios Maicuru, Paru d’Este e Jarí.

Junto com as outras áreas protegidas da região da Calha Norte do Pará e de grande parte do Estado do Amapá, compartilha o objetivo de consolidar o maior corredor ecológico do Planeta, contribuindo na seguridade dos territórios indígenas limítrofes e para o ordenamento territorial do Estado do Pará.

A visitação pública, com a finalidade de lazer ou turismo é proibida, exceto quando com objetivo educacional. Assim, são permitidas atividades de educação ambiental e pesquisas científicas, desde que autorizadas pela gerência da Unidade, mediante apresentação de projetos e planos de trabalho por parte dos interessados, os quais serão submetidos à análise dos gestores. Qualquer incursão e/ou atividade na Unidade sem a prévia autorização do Ideflor-bio, infringe a Lei Federal 9.985/2000 e estará sujeita às penalidades previstas na Lei Estadual 5.887/1995, nos termos dos artigos 118 e 119.

Não há acesso à REBIO Maicuru por via terrestre, apenas aéreo, através de poucas pistas de pouso para pequenos aviões.

Localização do escritório

Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará

Avenida João Paulo II, S/N Belém – PA
Horário de Atendimento: das 08:00h às 17:00h de segunda a sexta-feira

Rolar para cima
Pular para o conteúdo