• Home
  • Diretoria de Gestão das Unidades de Conservação – DGMUC

DIRETORIA DE GESTÃO E MONITORAMENTO DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO - DGMUC

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará – IDEFLOR-Bio é o órgão gestor das 28 Unidades de Conservação (UCs) do Pará. O Instituto, por meio da Diretoria de Gestão e Monitoramento das Unidades de Conservação (DGMUC), executa ações de preservação, conservação e uso sustentável dos recursos naturais, garantindo a transparência e a democratização dos benefícios trazidos por esses espaços à sociedade.

O IDEFLOR-Bio é responsável por 24.676.569,82 milhões de hectares de áreas de floresta, o equivalente a cerca de 20% do território estadual. A maior parte dessa área – 21,4 milhões de hectares, ou 18% do território paraense – é ocupada pelas 28 Unidades de Conservação estaduais, sendo 12 de proteção integral e 16 de uso sustentável.

As Unidades de Conservação são espaços com grande relevância para a manutenção da diversidade biológica, preservação e conservação do meio ambiente, além da proteção de espécies ameaçadas de extinção.

À Diretoria de Gestão e Monitoramento das Unidades de Conservação – DGMUC, diretamente subordinada ao Gabinete da Presidência do IDEFLOR-Bio, compete planejar, coordenar, supervisionar e implementar, nos termos da legislação pertinente, os processos de implantação, conservação e gestão das unidades de conservação e suas zonas de amortecimento. A DGMUC é composta por 09 (nove) Gerências Administrativas, que são responsáveis por suas referidas Unidades de Conservação. 

Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará

Avenida João Paulo II, S/N Belém – PA
Horário de Atendimento: das 08:00h às 17:00h de segunda a sexta-feira

Rolar para cima
Pular para o conteúdo