• Home
  • Reserva de Desenvolvimento Sustentável Campo das Mangabas

RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CAMPO DAS MANGABAS

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Campo das Mangabas está localizada no município de Maracanã/PA, e consiste de uma Unidade de Conservação Estadual de Uso Sustentável, instituída conforme Decreto Nº 1.567, de 17 de junho de 2016.

É em uma região com características de Cerrado com a predominância de espécies como a mangaba (Harconia speciosa), o muruci (Byrsonima sp) e o bacuri (Platonia insignis). A coleta desses frutos é realizada pelas comunidades locais, principalmente nos meses de outubro/dezembro no período da safra da mangaba e janeiro/março no período da safra do bacuri. Após a coleta, as frutas são utilizadas na fabricação caseira de doces e sucos, para consumo próprio ou venda para outras comunidades e municípios. No mês de dezembro, em decorrência da colheita do bacuri, ocorre a celebração denominada “festa do Bacuri” em que são feitas diferentes iguarias da fruta.

O início do processo para a criação desta Unidade de Conservação foi por meio de solicitação conjunta, encaminhada ao órgão ambiental competente no ano de 2007, pela Associação de Pescadores e Agricultores da Comunidade de Aricuru (APEAGA) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), para que providências fossem tomadas no sentido de evitar as ações predatórias bem como a ocupação desordenada, a derrubada da vegetação nativa para plantio de espécies exóticas e a queima constante na área em época de estiagem.

A RDS Campo das Mangabas está situada na região Nordeste do Estado do Pará, na Microrregião do Salgado paraense. Limita-se a Norte, Leste e Oeste com a Reserva Extrativista de Maracanã (administração do ICMBio), criada através de Decreto Federal s/n de 13 de dezembro de 2002 e ao sul com parte do trecho da PA-430. A distância até a capital do Estado do Pará é de aproximadamente 132 km e o acesso é feito inicialmente através da BR-316 até atingir as rodovias estaduais PA-127 e 395, que, por sua vez, conecta-se com a PA-430, estrada que corta o Campo das Mangabas no sentido Norte-Sul, interligando as várias comunidades que ali existem.

Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará

Avenida João Paulo II, S/N Belém – PA
Horário de Atendimento: das 08:00h às 17:00h de segunda a sexta-feira

Rolar para cima
Pular para o conteúdo