Alunos da Cabanagem visitam Parque Estadual do Utinga e participam de atividades de educação ambiental

Estudantes tiveram a oportunidade de explorar o Parque e conhecer de perto as ações desenvolvidas no local para a proteção da fauna e flora

Cerca de 30 estudantes da Escola Estadual Alexandre Nicodemus, localizada no bairro da Cabanagem, em Belém, visitaram o Parque Estadual do Utinga, em uma ação organizada pelo Projeto Regenerar, do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio). A iniciativa, que também atua nas Usinas da Paz, promoveu uma série de atividades de educação ambiental voltadas para o aprendizado sobre sustentabilidade, preservação ambiental e a importância das Unidades de Conservação (UCs).

Os alunos, acompanhados por membros do Projeto Regenerar, tiveram a oportunidade de explorar o Parque e conhecer de perto as ações desenvolvidas no local para a proteção da fauna e flora. Além disso, participaram de palestras e dinâmicas que abordaram temas como mudanças de hábitos para uma vida mais sustentável e o impacto das áreas protegidas na preservação da biodiversidade da Amazônia. Durante a visita, os estudantes também visitaram o Memorial Verônica Tembé, que reúne um vasto acervo com peças de diversos povos indígenas no Pará.

O presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, ressaltou a importância de iniciativas como essa para o desenvolvimento de uma consciência ambiental nas novas gerações. “A educação ambiental é um dos pilares fundamentais para a preservação do nosso meio ambiente. Trazer esses jovens para conhecer de perto o que fazemos nas áreas protegidas é um investimento no futuro. Eles serão os protagonistas das próximas décadas na defesa da Amazônia”, afirmou.

Conscientização – O Projeto Regenerar tem sido uma das principais ferramentas do Ideflor-Bio para promover a conscientização ambiental em áreas urbanas, especialmente nas comunidades atendidas pelas Usinas da Paz, como a do bairro da Cabanagem. A parceria com escolas públicas têm permitido que jovens de diferentes regiões da Região Metropolitana de Belém tenham acesso a espaços de aprendizagem ao ar livre, fortalecendo o vínculo entre sociedade e meio ambiente.

Para o gerente da Região Administrativa de Belém, Júlio Meyer, que é responsável pelo Parque Estadual do Utinga, a integração entre projetos como o Regenerar e as escolas públicas é essencial para criar um senso de pertencimento e responsabilidade nos jovens. “Iniciativas como essa mostram para os estudantes que as áreas protegidas, como o Parque do Utinga, são patrimônio de todos nós. Eles saem daqui mais conscientes e engajados em defender o meio ambiente em suas comunidades”, comentou.

Os alunos da Escola Alexandre Nicodemus destacaram o entusiasmo com a experiência, muitos visitando a UC pela primeira vez. Segundo os professores que acompanharam o grupo, a visita serviu como complemento das atividades escolares voltadas para a sustentabilidade, possibilitando uma vivência prática dos temas discutidos em sala de aula.

É importante destacar que o Parque Estadual do Utinga, que desempenha um papel crucial na preservação da biodiversidade em Belém e nas áreas circunvizinhas, continua sendo um exemplo de como áreas protegidas podem ser utilizadas para promover educação ambiental e fortalecer o compromisso das próximas gerações com a preservação da Amazônia.

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