Angelina Jolie visita Unidade de Conservação no Pará com cacique Raoni e Perry Farrell

Durante a estadia, Jolie se hospedou em uma das pousadas que opera sob rigorosos critérios ambientais, permitindo a realização de atividades de ecoturismo com foco na sustentabilidade e conservação da natureza

A atriz norte-americana Angelina Jolie, conhecida por seu trabalho humanitário junto ao Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), visitou o Refúgio de Vida Silvestre Rios São Benedito e Azul, localizada entre os municípios de Jacareacanga e Novo Progresso, sudoeste paraense. Jolie se hospedou em uma das pousadas instaladas na Unidade de Conservação (UC) do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), a qual opera sob rigorosos critérios ambientais, permitindo a realização de atividades de ecoturismo com foco na sustentabilidade e conservação da natureza.

A visita foi de maneira reservada, mas ganhou destaque ao reunir nomes de peso da luta ambiental e do cenário artístico. A visita também contou com a presença do cacique Raoni Metuktire, liderança indígena da etnia caiapó com reconhecimento internacional, e o músico e compositor Perry Farrell, fundador do festival Lollapalooza e vocalista da banda Jane’s Addiction. O encontro simbólico no coração da Amazônia reforçou o alerta global sobre a urgência de preservação da floresta e os povos originários.

Criado pelo Decreto nº 1.944, de 21 de outubro de 2021, o Refúgio de Vida Silvestre Rios São Benedito e Azul foi a 27ª UC estadual criada no Pará e a 1ª sob a gestão do governador do Pará, Helder Barbalho. A área protegida abrange 30.032 hectares e fica localizada entre os municípios de Jacareacanga e Novo Progresso. Seu objetivo principal é garantir a conservação da fauna, flora, nascentes e paisagens naturais, além de servir como barreira estratégica ao desmatamento oriundo do estado do Mato Grosso, especialmente no chamado arco do desmatamento.

Vale destacar que a presença de Angelina Jolie e das demais personalidades voltadas às causas ambientais, reforça a maneira como as pousadas da região atuam, as quais foram autorizadas a operar conforme o cumprimento das normas ambientais. Esses empreendimentos são fundamentais para o fortalecimento da economia local e funcionam em consonância com os objetivos da (UC), entre eles a promoção da educação ambiental e o estímulo a pesquisas científicas.

Sobre a UC – O Refúgio de Vida Silvestre Rios São Benedito e Azul integra um mosaico de mais de 3,3 milhões de hectares de áreas legalmente protegidas na região, vizinho de Terras Indígenas como Kayabi e Munduruku, além de parques nacionais e florestas públicas. A sua criação foi baseada em amplos estudos científicos e consultas públicas, com apoio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e de diversas instituições ambientais. A presença de figuras globais no local é um sinal claro de que a Amazônia está no radar do mundo — e que o Pará está preparado para protegê-la.

Artigos Recentes
Rolar para cima
Pular para o conteúdo