A Área de Proteção Ambiental de São Geraldo do Araguaia – APA Araguaia, é uma Unidade de Conservação da Natureza de Uso Sustentável, localizada integralmente no município de São Geraldo do Araguaia, região Sudeste do Estado do Pará, entre as seguintes coordenadas geográficas: 06º03’00’’ a 06º23’00’’ de latitude Sul e 48º22’30’’ a 48º36’30’’ de longitude Oeste.
A APA foi criada pela Lei Estadual nº. 5.983, de 25 de julho de 1996 e conta com um Conselho Gestor instituído através da Portaria SEMA nº. 3.705, de 28 de dezembro de 2009. Tem por objetivo conservar e recuperar os ecossistemas ou parte destes, visando à melhoria da qualidade de vida das populações locais, por meio de programas e projetos de desenvolvimento sustentável.
Na APA Araguaia, encontram-se sítios arqueológicos, cavernas, grutas, figuras rupestres, trilhas e cachoeiras. Pelo rio Araguaia, que faz divisa com o Estado do Tocantins, é possível realizar visitações interessantes e conhecer as comunidades locais. Pelo rio, se acessam alguns dos pontos mais bonitos da APA, como a famosa inscrição rupestre da Pedra Escrita e a Ilha dos Martírios (localizada no meio do rio Araguaia) com inscrições em pedra datadas com mais de 8.000 anos (aproximadamente) que entre outras lembra o “Martírio de Jesus Cristo”.
Dependendo do período do ano, especialmente no verão, existem pontos do rio que propiciam a formação de praias, além dos pedrais.
A APA também conta com cachoeiras de elevada beleza cênica. Exemplos disso são “As Três Quedas”, “Riacho Fundo”, “do Spanner”, “do Honorato” e a “Sem-Nome”, bem como várias praias que se formam no rio Araguaia durante o verão, a exemplo do “Remanso dos Botos”.
Quando o assunto é biodiversidade, destaca-se a existência do Gavião-Real (Harpia harpyja) espécie ameaçada de extinção e considerada a maior ave de rapina do Brasil. Atualmente, esta espécie é tida como o principal bioindicador desta Unidade de Conservação, motivo pela qual o IDEFLOR-Bio realiza o monitoramento da espécie, a fim de garantir modo de vida e reprodução adequados.
A região onde hoje está situada a APA também possui um relevante significado à recente História Regional e do Brasil, por ser considerada a “base” da Guerrilha do Araguaia, movimento armado de ideologia comunista/socialista, que existiu entre o final da década de 1960 e meados da década de 1970, no século passado, durante o período do Regime Militar no Brasil.