Unidade de Uso Sustentável. APA – Área dotada de atributos naturais, estéticos e culturais importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas. Geralmente, é uma área extensa, com o objetivo de proteger a diversidade biológica, ordenar o processo de ocupação humana e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. É constituída por terras públicas e privadas.
A Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago de Tucuruí criada pela Lei Nº 6.451, de 8 de abril de 2002, é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável e está localizada no sudeste paraense, apresentando extensão territorial de 503.490,00 ha (descontadas as áreas das RDSs Alcobaça e Pucuruí-Ararão, situadas dentro de seu território), compreendendo os municípios de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Novo Repartimento, Nova Ipixuna e Itupiranga. É a 8ª maior Unidade de Conservação Estadual e, como toda APA, apresenta núcleos populacionais residentes e variadas dinâmicas econômicas, dentre as quais se destacam a pesca, a aquicultura e a pecuária.
I – a promoção da melhoria da qualidade de vida da população local, inclusive a tradicional;
II – a realização de estudos técnico-científicos para a conservação dos recursos naturais;
III- o desenvolvimento de projetos de uso sustentável dos recursos naturais;
IV – a proteção e restauração da diversidade biológica, inclusive quanto a sua valorização econômica e social, dos recursos genéticos e das espécies ameaçadas de extinção
V- a recuperação de áreas alteradas;
VI – o disciplinamento do processo de ocupação da área;
VII – a proteção das características relevantes de natureza geológica, geomorfológica, espeleológica, arqueológica, paleontológica e cultural;
VIII – o estabelecimento de condições necessárias à promoção da interpretação e da educação ambiental, da recreação e do ecoturismo;
IX – a proteção dos recursos naturais necessários à subsistência da população local, inclusive a tradicional, preservando o seu conhecimento e a sua cultura, visando o desenvolvimento social e econômico das mesmas.
Econômica: É a 8ª maior Unidade de Conservação Estadual e, como toda APA, apresenta núcleos populacionais residentes e variadas dinâmicas econômicas, dentre as quais se destacam a pesca, a aquicultura e a pecuária.
Recreativa: Dadas as particularidades da UC, composta mais de 50% por água, as atividades recreativas estão voltadas ao turismo de pesca, organizados por atores locais que vem ganhando mais adeptos da pesca esportiva. Além de divulgar o turismo local, o evento contribui para desenvolver a consciência ecológica através de rigorosas normas que regem a pesca competitiva amadora, como a filosofia do pesque e solte e o uso de anzóis sem farpas.
A beleza cênica proporcionada pelo imenso reservatório da UHE Tucuruí associada aos fragmentos remanescentes de Floresta Ombrófila Densa proporciona uma paisagem notável e um grande potencial para o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo, seja ele: convencional, ecológico, esportivo ou mesmo de base comunitária.
Dentre os atrativos turísticos locais, destacam-se:bosque, caixa d’água, antiga estrada de ferro, pedral do Lourenço, acesso à UHE (eclusa), antiga Transamazônica.
A Área de Proteção Ambiental Lago de Tucuruí pode ser visitada durante o ano todo. Portanto para uma melhor aproveitamento em programação de atividades deve ser considerado o período menos chuvoso de maio a setembro.
A rota mais comum para acesso a APA Lago de Tucuruí, é saindo de Belém para o município de Tucuruí em aproximadamente 450 quilômetros, considerando aproximadamente oito horas de viagem de ônibus intermunicipal, sendo feito por empresas como Boa Esperança.
No período menos chuvoso (maio a setembro) evidencia-se o aumento de banhistas no lago, passeios de lanchas e Jet ski. Também podem ser apreciados os campeonatos/torneios de pesca na região nos meses de junho e julho.
Rua Groelândia, Casa 01 Bairro, Vila Marabá, CEP: 68.464-000.