Câmara de Compensação Ambiental aprova destinação de recursos para ações estratégicas do Ideflor-Bio

Recursos serão utilizados na elaboração de novos Planos de Manejo para erguer o 1º Centro de Triagem de Animais Silvestres do Governo do Pará

A 20ª Reunião Ordinária da Câmara de Compensação Ambiental do Estado do Pará (CCA) deliberou, na segunda-feira (20), importantes decisões para o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio). Entre os principais encaminhamentos, destaca-se o parecer favorável para a destinação de recursos voltados às ações estratégicas do órgão ambiental.

O encontro, realizado no Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam), em Belém, contou com a presença de dirigentes do Ideflor-Bio, além de representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), do Instituto de Terras do Pará (Iterpa) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE), os quais possuem direito a voto no comitê.

Na ocasião, foram aprovados investimentos para o Ideflor-Bio voltados à elaboração de novos Planos de Manejo, construção de estruturas de apoio aos visitantes nas Unidades de Conservação (UCs), atividades de educação ambiental, prevenção e combate a incêndios, pagamento de diárias aos servidores e agentes de segurança pública e, ainda, para a erguer o 1º Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras) do Governo do Pará.

Dimensão – A destinação de recursos para a elaboração dos Planos de Manejo das UCs que ainda não possuem este documento, será fundamental para atingir uma das prioridades da atual gestão do Instituto, que é zerar o passivo dessa demanda até 2026. De natureza técnica, ele estabelece diretrizes, metas, objetivos e ações específicas para o uso e conservação das áreas protegidas. Sua elaboração e implementação adequadas, são fundamentais para garantir a efetividade e a longevidade das UCs.

Outro avanço é a construção de estruturas de apoio aos visitantes nas UCs, uma solicitação antiga e que agora será possível com investimentos garantidos pela CCA. Um dos locais beneficiados é o Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Metrópole da Amazônia, em Marituba, na Grande Belém. As melhorias vão proporcionar melhores condições para o recebimento de turistas e visitantes, contribuindo para o desenvolvimento do ecoturismo e garantindo uma experiência mais segura e confortável para todos.

Por fim, é importante destacar a aprovação dos recursos necessários para erguer o 1º Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras) do Governo do Pará. O equipamento, a ser construído também no Revis Metrópole da Amazônia, será de extrema importância para o resgate, reabilitação e destinação adequada de animais silvestres apreendidos, contribuindo para o combate ao tráfico de animais e para a preservação da fauna nativa.

O presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, avaliou que a 20ª Reunião Ordinária da CCA foi marcada por importantes decisões que beneficiarão diretamente o Ideflor-Bio e suas ações estratégicas.

“Com a destinação de recursos aprovada, será possível fortalecer a educação ambiental, prevenir incêndios, valorizar os profissionais envolvidos, melhorar as estruturas de apoio aos visitantes e construir um centro de triagem de animais silvestres. Essas medidas contribuirão para a preservação do meio ambiente e para a conservação da biodiversidade no Estado do Pará”, afirmou Nilson Pinto.