Conselho Gestor do Parque Estadual do Charapucu, em Afuá, discute renovação e atividades produtivas

O comitê possui a função de promover a participação e o diálogo entre os diversos atores envolvidos na Unidade de Conservação

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) promoveu, na quinta-feira (7), a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Parque Estadual Charapucu, no município de Afuá, no Arquipélago do Marajó. O encontro aconteceu no Plenário da Câmara Municipal e teve como objetivo a renovação do comitê para o biênio 2024-2026.

Estiveram presentes no encontro os representantes de diferentes instituições, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Afu, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-PA), a Câmara Municipal, entre outros. A presença dessas entidades proporciona uma maior transparência e legitimidade nas decisões relacionadas à Unidade de Conservação (UC).

Atuando como espaços de debate, tomada de decisões e monitoramento das ações realizadas no local, a principal função do Conselho é promover a participação e o diálogo entre os diversos atores envolvidos na UC. Dessa forma, contribuem para a construção de políticas públicas voltadas para a preservação ambiental, além de garantir a participação da sociedade na gestão dessas áreas.

Diálogo – O destaque da reunião foi o anúncio do estudo socioambiental que será realizado no Parque Estadual Charapucu, visando levantar informações sobre ocupação, quantidade de famílias presentes e atividades produtivas existentes na área. Essa iniciativa busca entender a realidade das comunidades locais e contribuir para a tomada de decisões futuras.

O Ideflor-Bio também apresentou um planejamento de atividades a serem realizadas nos próximos anos e que aguardam a liberação dos recursos para sua execução. A iniciativa demonstra o compromisso com a conservação da área, estabelecendo diretrizes claras e metas a serem alcançadas. Isso contribui para uma gestão mais eficiente e para a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas presentes no território.

De acordo com o gerente da Região Administrativa do Marajó, Hugo Dias, a reunião foi um sucesso. “Conseguimos renovar o Conselho Gestor para o biênio 2024/2026 e, com isso, renovamos a esperança na população de que a presença do Instituto, juntamente com outros entes do poder público, trará o resultado esperado por eles”, enfatizou o dirigente.

A próxima reunião do Conselho Gestor está marcada para o dia 24 de fevereiro de 2024, em Afuá, e os conselheiros foram convidados a apresentar sugestões de pauta.