Diretamente subordinada à Presidência do IDEFLOR-Bio, compete planejar, coordenar, supervisionar e executar as ações referentes ao fomento de cadeias produtivas no estado do Pará.
Entre as iniciativas promovidas pela DDF, destaca-se o fomento à recomposição florestal produtiva de áreas degradadas ou alteradas, utilizando-se o cultivo de SAF’s, por meio do Projeto de Implantação de Sistemas Agroflorestais – PROSAF. No escopo deste projeto, as famílias atendidas recebem benefícios como a disponibilização de viveiros de mudas, sementes, insumos, capacitações e acompanhamento técnico regular.
A DDF também tem iniciativas importantes voltadas às cadeias produtivas ligadas ao manejo florestal comunitário e familiar e produtos da Sociobiodiversidade, por meio das quais o IDEFLOR-Bio oportuniza aos beneficiários (agricultores, extrativistas) a disponibilização de materiais e equipamentos, bem como capacitações e acompanhamento técnico. Dentre os projetos nesta linha de ação, citam-se: Abelha Nativa, Movelaria rústica e biojóias e Projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Coco Babaçu na Microrregião de Marabá.