Dirigentes do Ideflor-Bio capacitam técnicos em busca de uma nova matriz econômica para Canaã dos Carajás

O foco será a agricultura, de forma sustentável, como o vetor para essa nova matriz”

participaram, na quinta-feira (8), da capacitação dos técnicos da Secretaria de Produção de Canaã dos Carajás e do Escritório Local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA). O evento ocorreu na Agrovila Nova Jerusalém, área rural de Canaã dos Carajás, na região sudeste paraense.

O objetivo principal do evento foi discutir uma nova matriz econômica para o município, tendo a agricultura como vetor. O convite para a participação do Ideflor-Bio se deu devido aos relevantes trabalhos realizados pelo Instituto na área da sustentabilidade da Amazônia, com destaque para o incentivo à lavoura cacaueira em Sistemas Agroflorestais (SAFs).

O coordenador do Escritório Local da Emater-PA, Matheus Soares, ressaltou que há muito tempo tem se procurado uma identidade para o município de Canaã. “O nosso forte, como é conhecido em todo o Brasil e no mundo, é a mineração. Porém, a gente sabe muito bem que esses recursos são finitos e aí há uma preocupação. Como que esse povo vai sobreviver com o fim do minério se a gente não tem investido, buscado outra alternativa. Em cima desse pensamento, nós temos buscado as parcerias para encontrar uma nova matriz econômica para o município de Canaã, fugindo um pouco da mineração”, detalhou.

Na ocasião, os técnicos puderam contar com a explanação do gerente do Escritório Regional de Carajás do Ideflor-Bio, Márcio Holanda, e a capacitação da engenheira agrônoma e gerente da Região Administrativa do Mosaico Lago de Tucuruí, Keylah Borges, com o auxílio do engenheiro agrônomo do Ideflor-Bio, Emmanuel Carrolo. Eles abordaram temas como a importância da biodiversidade, os desafios enfrentados pelas atividades humanas no meio ambiente e a relevância dos SAFs na recomposição de áreas alteradas.

A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, compareceu ao local do curso e aproveitou a oportunidade para parabenizar o trabalho realizado pelo Ideflor-Bio em todas as regiões do estado. Ela ressaltou a importância da parceria entre a prefeitura e o órgão ambiental do Governo do Pará, destacando que novas colaborações serão firmadas em breve.

Satisfação – Os participantes elogiaram o impulsionamento da Emater-PA e a metodologia do Ideflor-Bio na capacitação,  a iniciativa do Ideflor-Bio e destacaram a importância de adotar práticas sustentáveis para o desenvolvimento econômico de Canaã dos Carajás. A capacitação proporcionou uma troca de experiências enriquecedoras, fortalecendo o trabalho dos técnicos e fomentando a conscientização sobre a importância da conservação do meio ambiente.

A engenheira agrônoma da Prefeitura de Canaã dos Carajás, Suzane Lopes, detalhou que o município tem um programa chamado “Pró-Campo”, que visa fomentar os pequenos produtores do nosso município, por meio de insumos e assistência técnica. “Através de orientações técnicas do Ideflor-Bio e da Emater-PA, nós decidimos trabalhar em cima de um projeto de SAFs para contemplar os nossos produtores aqui e, unindo os três órgãos, a gente vai fomentar essa atividade”.

O secretário de Agricultura de Canaã dos Carajás, Webert de Felipe, avaliou positivamente a formação. “Foi uma troca de experiência e estamos abertos a parcerias, a esse projeto que vai ser alavancado com a contribuição da Prefeitura de Canaã dos Carajás, Ideflor-Bio, Emater-PA. Isso é muito importante, essa nova matriz econômica que está prestes a ser implantada em Canãa dos Carajás através da produção de cacau”, pontuou.

Incentivo – Márcio Holanda reafirmou o compromisso do Ideflor-Bio em apoiar a capacitação de profissionais e a disseminação de boas práticas ambientais. “A parceria com os municípios e demais instituições é fundamental para promover o desenvolvimento sustentável e garantir um futuro mais equilibrado entre o homem e a natureza”, afirma.

Ele conclui dizendo que foi um sucesso essa capacitação e que outras terão novamente em Canaã dos Carajás. Espera-se que novas parcerias sejam estabelecidas, tanto no município quanto em outras regiões do estado. O trabalho conjunto entre o Ideflor-Bio e as instituições locais é essencial para impulsionar a economia de forma sustentável e preservar a riqueza natural da região.