Educação e cidadania encerram Operação Verão 2025 do Ideflor-Bio no Arquipélago do Marajó

Ao longo do mês de julho, municípios estratégicos como Soure, Cachoeira do Arari, Salvaterra e Ponta de Pedras também receberam equipes do Ideflor-Bio

Com um calendário recheado de atividades voltadas à sensibilização ambiental, ao ordenamento do território e ao fortalecimento das políticas públicas, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) concluiu a programação da Operação Verão 2025 no Arquipélago do Marajó. O encerramento ocorreu no município de Afuá, com ações voltadas especialmente ao público infantil, entre os dias 30 de julho e 2 de agosto, e marcou o ponto alto de uma jornada de integração entre poder público e comunidades locais.

Ao longo do mês de julho, municípios estratégicos como Soure, Cachoeira do Arari, Salvaterra e Ponta de Pedras também receberam equipes do Ideflor-Bio. As atividades incluíram mutirões de regularização ambiental, ações educativas em feiras e praias, gincanas ecológicas e mobilizações comunitárias, com foco na conscientização sobre a importância da conservação ambiental e da responsabilidade coletiva na gestão dos recursos naturais.

Em Afuá, o ciclo se encerrou com uma programação especial voltada para crianças em situação de vulnerabilidade social. No dia 31, o público-alvo foram os pequenos atendidos pelo Complexo de Atividades Emily Galdino (Caeg), instituição que acolhe crianças em medida de proteção. Já no dia 1º de agosto, as ações foram realizadas com o apoio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), voltadas a crianças acompanhadas por políticas públicas de proteção social.

O ponto culminante das ações ocorreu no dia 2 de agosto, durante os festejos pelos 135 anos de Afuá. Em meio à celebração popular, a equipe do Ideflor-Bio promoveu atividades lúdicas e educativas de valorização da biodiversidade, envolvendo crianças e suas famílias em um circuito interativo que aliou diversão e consciência ambiental.

Conscientização – A atuação em Afuá contou com o apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semamb), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e das instituições locais que desenvolvem trabalho com públicos em situação de risco. “Encerrar a Operação Verão no aniversário da cidade, levando educação ambiental a todas as idades, especialmente às crianças, é um presente para Afuá e um compromisso renovado com o futuro do Marajó”, ressaltou o gerente da Região Administrativa do Marajó do Ideflor-Bio, Hugo Dias.

Com a missão de conservar a biodiversidade e promover o uso sustentável dos recursos naturais, o Ideflor-Bio reafirmou, mais uma vez, com o encerramento da Operação Verão 2025, o compromisso de estar presente onde o Pará mais precisa: junto das comunidades, em diálogo direto com a população e construindo soluções para os desafios ambientais da Amazônia.

O diretor de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação, Ellivelton Carvalho, destacou a importância da estratégia territorial adotada. “Nossa presença em diversos municípios do Marajó reforça o papel do Ideflor-Bio como articulador de políticas ambientais. Integramos ações de regularização fundiária com educação ambiental, sempre em parceria com as prefeituras e a sociedade civil”, afirmou.

Artigos Recentes
Rolar para cima
Pular para o conteúdo